Conformação Mecânica: Principais Processos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Forjamento, Conformação mecânica

Assim como a usinagem e a fundição, os processos de conformação mecânica são de grande importância na fabricação de produtos. Estes processos se baseiam na alteração da forma do material conservando seu volume, se empregando cargas de tração, compressão ou mistas para este fim.

Dentre os diversos processos de conformação mecânica, os mais populares são a laminação, o forjamento, a extrusão, a trefilação e a estampagem, onde cada processo pode fabricar determinado produto.

Laminação

Este processo visa produzir chapas, ou perfis por meio da compressão direta de um metal sobre dois cilindros que rotacionam em sentidos opostos. Este processo se dá a frio ou a quente, dependendo da ductilidade do material ou do tipo de produto desejado, já que no processo a quente a redução é maior.

Tarugos fundidos ou chapas desbobinadas podem ser laminadas, formando perfis, chapas, fitas, folhas ou produtos similares.

Forjamento

Neste processo, por meio de martelamento ou prensagem, um material é conformado contra matrizes que possuem cavidades no formato desejado. O processo se classifica de acordo com o tipo de matriz, que pode ser aberta ou fechada. O forjamento em matriz aberta é vantajoso para a fabricação de peças grandes ou pequenos lotes, enquanto que pelas matrizes fechadas se obtém formas mais complexas. Componentes de motor, ferramentas manuais e diversos outros produtos provêm deste processo de fabricação.

Extrusão

A extrusão consiste em se forçar um material contra uma matriz por esforço de compressão, se obtendo assim uma peça com o perfil desejado. Para este processo se usam prensas mecânicas ou hidráulicas que aplicam o esforço de compressão no material dentro de um container.

Este processo também pode ocorrer a frio ou a quente, dependendo não somente das características do material quanto do perfil desejado no produto.

Trefilação

A trefilação, assim como a extrusão, também provém de um material forçado contra uma matriz, porém o material sofre esforço de tração. É um processo muito popular na fabricação de fios e arames, mas também no acabamento de eixos, barras e tubos. Na fabricação de fios, estes podem passar por diversas matrizes (fieiras) até a redução para o diâmetro desejado.

Estampagem

A estampagem, ou estampagem profunda é um processo que visa produzir peças de formato oco a partir de chapas metálicas. Panelas e instrumentos musicais são apenas exemplos práticos do tipo de produto que este processo entrega. A conformação mecânica é feita por meio de um punção e uma matriz, chamados de estampos, o punção força o material contra a matriz, havendo deformação até a dimensão desejada. As etapas de corte e dobra do material para formar o chamado blank também se relacionam à estampagem, produzindo a matéria-prima para a conformação.

Veja também:

https://blog.meuguru.net/laminador-tipos/

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!