Corpo Humano: O que ocorre em um assalto?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Elucidação de um assalto. Fonte: Internet.

Leia esse post e saiba como o corpo humano reage em uma situação de assalto.

Somente de pensar que isso ocorra com você, já bate a sensação de desespero, não é?

Mas, como será que nosso corpo reage em frente a essa situação?

Reações do corpo humano

Você pode saber mais sobre o sistema nervoso em si, por meio do link: https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/EnsinoBiologia/Fisio_2011_2012/Fisiologia_v2_semana02.pdf

Inicialmente, a visualização da arma pode acionar o medo. Dessa forma, ocorre ativação de uma região metabólica de modo involuntário.

Por meio disso, ocorre o envio de uma mensagem de alerta por meio das glândulas supra-renais determinando comandos que liberam hormônios e por meio disso, a Adrenalina um hormônio entra na corrente sanguínea e possibilita que se inicie um reação em cadeia.

Essa reação de cadeia atravessa todo o corpo humano, gerando diversas sensações e reações.

Por meio disso, pode-se afirmar que por consequência de adrenalina determina-se a contração dos músculos, e consequentemente a isso ocorre contração dos vasos sanguíneos.

Consequentemente, gera-se uma ativação por meio da palidez, e em detrimento disso os indivíduos ficam “fracos” ou “bambos”. Então, ocorre o aumento da transpiração.

Você sabia que o assaltante também passa por isso? Visto que, ele pode ter boca seca e também ficar com as pupilas dilatadas.

Reações de sobrevivência

Posteriormente a isso, ocorre que ativa-se as reações de sobrevivência no cérebro, e desse modo, o sistema nervoso fica em constante sinal de alerta.

Provavelmente, por meio da sua graduação você já deve ter ouvido sobre o sistema de luta ou fuga, pois é, desse que estamos falando.

Por meio disso, desse alerta ao corpo, tem se que é necessário que ocorra a possibilidade e viabilidade de fugir ou se defender o corpo passa a ter reações especificas como o acelerar dos batimentos cardíacos do corpo humano.

Desse modo, o metabolismo está em um constante trabalho, necessitando de força e energia para poder se manter.

Diante disso, gera-se reações de contração a uma grande parte de orgãos como o estômago e por meio disso, tem-se um processo de ordem digestiva. E, dessa forma, o sangue se encaminha como viabilidade dos músculos serem voluntários.

Tem-se então que o sangue vai para os braços, pernas, e músculos possibilitando a reação em si.

Reações inesperadas do corpo humano

Com isto, tem se que o nível de adrenalina fica muito elevado e assim, o cérebro passa por uma reação de confusão.

Logo é nessa hora que acontece reações mais inesperadas. E, normalmente as pessoas não se lembram ou não sabem explicar o por quê.

Consequentemente, o corpo entra em um estado de ações impensadas, de modo irracional. Por meio disso, ocorre o afetar da memória e com isso ocorre uma aceleração muito grande dos batimentos cardíacos.

E, desse modo, os movimentos são mais bruscos. Desse modo, é imprescindível que se mantenha a calma. De modo que não ocorra a possibilidade da situação se agravar. Por meio disso, mantem-se a recomendação de não reação frente a um assalto.

Saiba mais sobre outros assuntos no blog.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!