Estudar e aprender com a Técnica Feynman

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Estudar e aprender novos assuntos e habilidades é indispensável para o destaque profissional. Todavia, adquirir novos conhecimentos nem sempre é uma tarefa fácil, sendo muitas vezes, pouco recompensador e desmotivante. No entanto, essa insatisfação pode ser contornada, simplesmente, mudando a forma com que se estuda. Tendo isso em vista, nesse artigo apresentaremos uma poderosa metodologia de estudos a: Técnica Feynman. Com essa técnica, você será capaz de aprender qualquer assunto e será capaz ainda de explicar tudo a uma criança. Descubra tudo sobre a metodologia do prêmio Nobel Richard Feynman nesse artigo e aplique-a em apenas 4 passos.

A Técnica de Feynman

O Físico Richard Feynman ganhador do prêmio Nobel de 1965, contribuiu grandiosamente para física, mas deixou uma forte marca na educação. Pois, por mais que Feynman trouxesse grandes avanços, o físico era conhecido pela sua habilidade em explicar assuntos difíceis de forma simples, mesmo para pessoas sem quaisquer conhecimentos na área.

Figura 1. Richard Feynman em uma caricata fotografia.

Tal façanha, na verdade, era consequência de um segredo do físico: sua Técnica de estudo. De fato, ele havia elaborado uma metodologia própria para estudar, a qual se baseava na ideia de que adquirir para maturidade num assunto, ele deveria ser capaz de explicá-lo até mesmo para uma criança.

Tendo ganhado fama por suas conquistas acadêmicas, a técnica feynman, constitui hoje uma importante metodologia de estudo. Sendo essa, empregada sempre com o objetivo geral de melhorar o aprendizado, tornado a pessoa capaz de compreender o assunto desejado.

Não apenas isso, mas essa técnica é universal e pode ser empregada para o estudo de qualquer assunto, bastando seguir alguns passos. Assim, vamos apresentar em apenas 4 passos como empregar a Técnica Feynman em seus estudos.

Passo 1. Definindo o que estudar

O primeiro passo, para começarmos a usar a técnica Feynman é sabermos o que vamos estudar. Então, antes de tudo, comece a pensar no assunto que você quer aprender. No entanto, apenas pensar no que estudar não é suficiente, você terá ainda que separar os materiais: livros, artigos e textos, que irá utilizar na sua jornada pelo aprendizado.

Passo 2. Mãos a obra: estudar, marcar e resumir

Conhecendo o assunto que você irá aprender, agora devemos colocar a mão na massa, ou seja, vamos estudar. Decerto, essa etapa pode parecer comum a qualquer outra forma de estudo, pois aqui você irá:

  • Ler sobre o assunto nas referências separadas;
  • Marcar os pontos relevantes e fazer observações.

Posteriormente a isso, começaremos a adentrar na nova metodologia. Com as leituras e observações feitas, você deverá elaborar um resumo sobre o assunto, esse texto, deverá ser feito seguindo as ideias:

  • O texto deve ser simples;
  • Não poderá conter palavras e/ou termos complicados e/ou rebuscados;
  • Termos específicos da área e jargões devem ser trocados por sinônimos.

Seguindo essas ideias, você terá feito um texto simples e objetivo sobre o que estudou e, agora, resta por seu estudo em cheque.

Passo 3. A hora do confronto: Ensinar x Aprender

Essa etapa, provavelmente consiste a parte mais importante da Técnica Feynman. Aqui, você deverá explicar o assunto estudado anteriormente, tendo como base o resumo elaborado no Passo 2. Mas, se acalme, vamos citar algumas formas que você pode fazer isso:

  • Procure uma pessoa, preferencialmente, que não conheça sobre o tema e tente explicar o que estudou para ela;
  • Caso você não tenha ninguém a explicar, tente escrever em seu caderno sobre o assunto de forma explicativa. Imagine estar escrevendo um livro didático para alguém que sabe absolutamente nada do que você está falando;
  • Grave vídeos ou áudios explicando o conteúdo. Imagine-se ser um palestrante que tem que convencer um grupo de pessoas sobre o quão interessante é o que estuda.

Lembre-se, todas as explicações devem priorizar o entendimento do seu ouvinte, seja real ou imaginário. Nessa parte, o foco é ensinar e garantir o aprendizado dele.

Passo 4. Um momento para refletir e aprender

Agora, você chegou ao fim da primeira aplicação dos seus estudos. Nessa fase, você deve se questionar sobre as dificuldades que teve ao executar o passo 3. Isto é, os problemas e desafios que teve ao ensinar os tópicos ao seu ouvinte.

Nessa reflexão, você deverá separar os pontos de dificuldades, buracos (lacunas) e imprecisões ou erros cometidos ao longo da sua explicação. Ou seja, nessa etapa, você identificará o que precisará melhorar e atacar novamente em seus estudos. Assim, não tendo que voltar e começar tudo do zero. Feitas reflexões, agora você repetirá os passos anteriores novamente. Entretanto, apenas para as partes do assunto que não foram claramente explicadas.

Dessa forma, você irá fazer um ciclo contínuo de estudos. Onde irá estudar, entender os pontos dificuldades, aperfeiçoar e tentar novamente, como mostrado na Figura 2.

Diagrama para a compreensão da metodologia Feynman. É esquematizado quatro quadrados, que se relacionam e definem os atos de estudar e aprender com a Técnica Feynman.
Figura 2. Esquematização completa da Técnica Feynman.

Ao fim disso, até mesmo uma criança saberá do assunto que você falou, e com isso, você terá alcançado a maestria e expertise em seus estudos.

Parabéns, você estudou o assunto desejado com louvor e, agora, resta escolher os novos temas, vamos aos estudos Gurunauta.

Bônus. Estudos além da Técnica Feynman

Agora que você chegou ao fim do artigo, separamos dois incríveis bônus para você. Em verdade, a metodologia de Feynman é poderosa e muito empregada por diversos públicos. Todavia, ela não é a única forma de estudar ativamente. Então, separamos outros dois conteúdos que melhorarão seus estudos e garantirão as boas notas ao fim do semestre.

  • Estude usando Flashcards, conheça essa técnica aqui com a redatora oficial da MeuGuru Letícia.
  • Melhore seus estudos em redação e escreva excelentes textos com a redatora Meuguru Priscila Gregório.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!