Exercício Físico: Mexa-se!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A prática do exercício físico vai além da busca de um corpo estético. Nos dias atuais, a boa prática da atividade física traz muitos benefícios ao organismo, como a saúde mental e o fortalecimento do sistema cardiovascular. Assim, vamos ver ao longo deste artigo, veremos como você pode deixar seus corpos mais fortalecidos fisiologicamente.

Pesquisadores afirmam que pessoas que realizam a prática de exercício físico, contribui para o fortalecimento mental do que pessoas sedentárias. É de conhecimento, que indivíduos que não realizam nenhum tipo de atividade física são propensos ao aparecimento de doenças graves como a diabetes e infarto. Logo, quando saímos do sedentarismo, o surgimento destas patologias e outras que falarei adiante, torna-se quase nula.

A procura de um profissional do exercício físico

O bom começo da atividade física, é a procura de um profissional de educação física que tenha uma boa experiência. Sendo assim, o educador físico bem preparado conseguirá passar a pessoa que não tem prática com exercício físico atividades com mais qualidade e preparo. Portanto, é importante que quem não tem experiência, a primeira coisa se fazer é a busca deste profissional que tem tamanha relevância a sociedade.

Procurando o melhor exercício físico

Outro ponto importante que posso citar, é que busque a atividade física ideal para o seu dia a dia. Ou seja, o indivíduo deve fazer a prática de exercício físico a qual mais gosta, porque assim se sentirá bem e mais disposto. Dentre as várias modalidades de exercício físico, posso mencionar as mais executadas como a musculação, futebol, caminhada, natação e ciclismo. Sendo assim, além da atividade de preferência pela prática, o esmo se pegar gosto por ela, conseguirá ate se tornar um atleta profissional.

Preparo para o exercício físico

Contudo, antes da realização de qualquer atividade física é importante a consulta com um médico, para saber se está apto para a prática. Exames laboratoriais de rotina devem ser realizados afim de investigação afim de buscar algum impedimento que impeça a realização do exercício físico. Estando tudo nos conformes, o cidadão pode ficar despreocupado e realizar seu plano elaborado pelo educador físico.

Não obstante, uma boa alimentação também é importante para a manutenção da boa prática do exercício físico em questão. O principal alimento é a água pois uma boa hidratação é fundamental visto que nosso corpo é formado por mais de 70% de água. Aliado a uma boa ingestão de líquidos, é importante o consumo de carboidratos, já que o alimento essencial fornecedor de energia.

Todavia, além destes alimentos é fundamental o bom consumo de proteínas, fibras, frutas e hortaliças. E por incrível que pareça, a consumação de gorduras boas como azeite, castanhas e peixes, é ideal visto que a gordura é formadora de hormônios. Logo, uma boa alimentação é de extrema relevância para a atividade física já que sem o aporte nutricional adequado não haverá um bom rendimento.

Motivando-se para a atividade física

Para ter uma boa motivação, para um indivíduo que nunca realizou atividade física e que é sedentário é que seja realizado em grupo. Com o estímulo de outras pessoas, você pode sentir-se mais motivado e ir em busca de objetivos maiores. Assim, poderá traçar metas e a cada semana praticada de qualquer exercício físico ir mais longe.

Somando uma boa condição física no exercício físico

Portanto, com uma boa condição de saúde, alimentação e um bom profissional no acompanhamento a vida sedentária acabará. Sendo assim, é importante a prática de exercício físico, onde nos próximos artigos explicarei todos os benefícios nesta ciência desportiva.

Diferentes modalidades do exercício físico.
Diferentes modalidades do exercício físico. Fonte

Motivando-se para o exercício físico

Para ter uma boa motivação, para um indivíduo que nunca realizou atividade física, sedentário, seja realizado em grupo. Com o estímulo de outras pessoas, você pode sentir-se mais motivado e ir em busca de objetivos maiores. Sendo assim, poderá traçar metas e a cada semana praticada de qualquer exercício físico ir mais longe. Desse modo, para o iniciante na atividade de musculação, deve procurar um profissional altamente capacitado. Muito comum, encontrarmos várias academias, com pessoas não formadas na área, e sendo assim, causando malefícios aos praticantes sem experiência. Portanto, a qualquer dúvida que tenha, procure os melhores.

Sendo assim, recomendo este canal para tirar todas as suas dúvidas e melhorar o seu rendimento.

Encontre o melhor profissional de musculação

Acerca do bom começo da atividade física, procure um profissional de educação física que tenha uma boa experiência. Sendo assim, o educador físico bem preparado conseguirá passar a pessoa que não tem prática com exercício físico atividades com mais qualidade e preparo. Portanto, é importante que quem não tem experiência, a primeira coisa se fazer é a busca deste profissional que tem tamanha relevância a sociedade.

Aqui você pode entender como encontrar um bom profissional.

Objetivos na musculação

Nos dias atuais, cresce o aumento da procura por exercícios físicos, sendo o mais procurado, a atividade de musculação. Sendo assim, a procura ideal para o corpo perfeito, aumenta de forma significativa no verão. Visto que, é a época mais procurada para demonstrar o corpo definido. No entanto, além do objetivo estético, a prioridade da musculação no meu ponto de vista deve ser a busca da saúde. Portanto, aliados a uma boa alimentação, dieta e prática de exercícios físicos, você pode melhorar e muito a sua saúde. Portanto, os principais objetivos que posso mencionar são:

Emagrecimento

Além da boa saúde, que desejamos na prática da musculação, um dos principais objetivos é o emagrecimento. Desse modo, pessoas com sobrepeso, desejam alcançar esse objetivo. Sendo assim, a recomendação é que essa prática seja feita de forma branda e aumente-se o ritmo de forma gradual. Recomenda-se a frequência de três a cinco vezes por semana de atividade física. Portanto, associados a uma boa rotina e dieta, alcançará seu objetivo.

Hipertrofia

Outro ponto bastante procurado pelos iniciantes da musculação, é o aumento da massa muscular. Para tal, objetivo, necessita-se de muita determinação, foco e disciplina. Desse modo, esses fatores associados, poderá alcançar esse objetivo de forma saudável.

Portanto, relata-se casos em que pessoas pouco pacientes com seus resultados, buscam alternativas abomináveis, afim de garantir o aumento de massa muscular. Os principais meios procurados, são o uso exagerado de anabolizantes esteroides, óleo mineral dentre outras porcarias. Portanto, o autor desse texto, desaprova tais atitudes.

Hipertrofia muscular. Fonte.

Anatomofisiologia aplicada ao exercício físico

A fisiologia do exercício, retratada como a ciência que estuda o funcionamento do organismo frente ao estresse. Desse modo, assuntos abordados na fisiologia humana são de grande valia ao exercício físico.

Sendo assim, variáveis estudadas nessa disciplina podem ser encontradas em comum em outras matérias ao longo da nossa vida acadêmica. Contudo, essa ciência, considerada um conhecimento multidisciplinar, devido ao vasto entendimento adquirido. Portanto, veremos a aplicação do sistema cardiovascular aplicados ao exercício físico.

Conceitos básicos acerca do sistema cardiovascular

Através do conhecimento básico cardiovascular, nos permitirá compreender como o mesmo age durante o exercício físico. Desse modo, devemos entender tanto o funcionamento anatômico quanto fisiológico.

Anatomia do sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular, compreendido por três grandes estruturas importantes. Sendo assim, posso mencionar o coração, vasos sanguíneos e o sangue.

Coração

O coração é órgão responsável pelo bombeamento do sangue para todo o organismo. Desse modo, sua função é vital, pois caso o mesmo pare, não haverá sangue circulante pelo organismo. Sendo assim, o coração, formado por quatro câmaras de compartimento. Esses compartimentos, são denominados de átrios e ventrículos.

Os átrios estão localizados na base do coração, superiormente, possuindo um lado direito e um lado esquerdo. Portanto, tem como finalidade principal receber sangue do tipo venoso de todo organismo no lado direito e dos pulmões no lado esquerdo.

Os ventrículos estão localizados entre a base do coração e ápice cardíaco. Desse modo, análogo aos átrios, possuem um lado direito e lado esquerdo. Sendo assim, tem por finalidade enviar todo o sangue para o organismo do pelo lado esquerdo e pulmões pelo lado direito.

Vasos sanguíneos

Acerca do conhecimentos dos vasos sanguíneos, esses são importantes, pois têm a responsabilidade de transportar o sangue para o organismo. Sendo assim, por possuir uma vasta rede circulatória, a mesma classificada em dois tipos principais de vasos sanguíneos, artéria e veia.

Desse modo, a artéria, responsável por enviar o sangue dos ventrículos para todo o organismo. O tipo de sangue que o o mesmo leva, é o do tipo arterial. Sua nomenclatura se dá, devido a quantidade de gás oxigênio e nutrientes que o mesmo transporta e não por estar contido dentro da artéria.

A veia, possui a responsabilidade de retornar o sangue de todo organismo para o coração. Sendo assim, o tipo de sangue que carrega é o venoso. A nomenclatura do tipo sanguíneo se dá, devido o mesmo transportar sangue rico em gás carbônico e metabólitos.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!