A Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP) é um tema complexo na medicina. Portanto, vamos apresentar uma breve introdução sobre a síndrome!
O que é Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP)
A hipertensão arterial pulmonar (HAP) é quando ocorre uma elevação anormal da pressão da artéria pulmonar, podendo ser causada pela:
- insuficiência cardíaca esquerda grave
- doença vascular
- parênquima pulmonar
- tromboembolismo
- doenças sistêmicas
- combinação desses fatores ou origem idiopática.
Todavia, independente da origem, a doença requer cuidado, principalmente devido sua capacidade de indicar doença avançada. Ainda mais: a origem da hipertensão pulmonar pode variar, então é imprescindível conhecer a causa para que adiantar o tratamento.
Diagnóstico
O diagnostico começará a partir de uma suspeita clínicas, como dispneia aos esforços ligada a síncope. Além disso, por ser um diagnóstico encontrado a partir da exclusão, é necessário cumprir metas para diagnóstico, como:
- confirmação da presença de HP
- determinação da resposta cardíaca
- identificação e caracterização do tipo de HP
Portanto, o processo diagnóstico também poderá seguir os exames de:
- radiografia de tórax: aumento no diâmetro do ramo descendente da artéria pulmonar (>16mm à direita e >18mm à esquerda) e artérias pulmonares aumentada;
- Eletrocardiograma: haverá uma indicação de sobrecarga de ventrículo direito;
- Angiografia por TC de tórax: avaliação da circulação pulmonar e do parênquima pulmonar.
Exames
Primeiramente, poderá ser solicitado uma radiografia de tórax, de modo a exibir o aumento das artérias pulmonares. Também, o eletrocardiograma (ECG) indicará o desvio do eixo para a direita e sinais de hipertrofia de VD.
Assim sendo, o ecocardiograma pode demonstrar aumento de átrio direito e do ventrículo direito, como também, a redução de ventrículo esquerdo e a manifestação do jato regurgitante da valva tricúspide.
Cateterismo cardíaco
O cateterismo é um exame obrigatório nos suspeitos de hipertensão pulmonar, devido a sua capacidade de medir a pressão arterial pulmonar, o débito cardíaco e a pressão de enchimento do ventrículo esquerdo.
Desse modo, é recomendado que os pacientes que apresentem hipertensão arterial pulmonar façam um teste com vasodilatador pulmonar de ação curta, para determinar a reatividade vasodilatadora pulmonar. Portanto, os pacientes que respondem bem poderão apenas ser tratados com bloqueadores de canal de cálcio.
Classificação da HAP
Classe I | – Assintomático para atividades usuais |
Classe II | – Sintomas com atividades usuais – Leve limitação da atividade física pré-síncope e síncope |
Classe III | – Sintomas com atividades leves – Acentuada limitação da atividade física pré-síncope e síncope |
Classe IV | – Impossibilidade de realizar qualquer atividade física – Podem haver outros sintomas em repouso – Sinais de Insuficiência Cardíaca direita |
Tratamento da Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP)
Ademais, algumas orientações são necessárias para os pacientes como evitar atividades que levem ao estresse físico. Como resultado, há possibilidade de utilizar diuréticos para aliviar o edema periférico e a sobrecarga de VD.
Salvo em casos em com baixa saturação de oxigênio, deve-se avaliar indicação de oxigênio domiciliar. A anticoagulação, por sua vez, deve ser avaliada caso a caso, de acordo com a avaliação clínica dos riscos e benefícios.
Portanto, algumas recomendações para o tratamento, poderá ser:
- Medicamentos recomendados pelos médicos;
- cateterismo cardíaco para começas e estabelecer o tratamento;
- Avaliação periódica conforme a ocorrência de hipertensão arterial pulmonar;
- Teste da reatividade vascular;
- caso o paciente seja incompatível com o tratamento, poderá ser solicitado o transplante de pulmão.