Você já reparou que nas séries de investigação criminal ocorre a utilização de variadas técnicas para que se encontre o suspeito?
Desse modo, venha conferir as mais variadas técnicas que se relacionam intimamente com a bioquímica e química para proporcionar essa análise.
Nesse post, elucidaremos apenas algumas. Mas, é claro. Há varias que são muito utilizadas.
Investigação criminal: Luminol.
Você já reparou que durante a maioria das séries, recorrentemente os peritos utilizam na cena do crime o famoso luminol?
Você sabia que o luminol é real? E, é muito utilizado na vida real?
Inicialmente, você deve entender o porquê de utilizarem tanto esse composto.
Isso decorre, pois a substancia reage de modo incisivo com o ferro que esta presente na hemoglobina do nosso sangue e por isso, reage provocando uma série de reações as quais são chamadas de reações de quimiluminescência.
Para que você possa visualizar bem, é primordial ressaltar que ao borrifar esse composto ocorre a visualização de presença de sangue. E, desse modo, por meio da reação há o liberar de uma luz de modo que ela seja vista quando as luzes estão apagadas.
Fabricação de Luminol.
Você sabia que pode comprar ou fabricar luminol em sua própria casa? Pois, é!
Para que você o fabrique basta realizar a mistura de pó de luminol, com o bicabornato de sódio ainda seco. Posteriormente a isso, deve-se despejar água destilada, aos poucos.
Ademais, adicionar peroxido de hidrogênio devagar em uma tigela. E, posteriormente a isso, colocar em solução com borrifador.
Posteriormente a isso, deve-se colocar o composto em um borrifador. E, após isso borrifar o luminol em determinado pano com manchas de sangue ou local que também tenha e apagar a luz.
Você pode saber mais sobre o luminol no artigo: https://www.fho.edu.br/revistacientifica/_documentos/art.007-2018.pdf
Recolhimento de impressão digital.
O recolhimento de impressão digital corresponde a um dos primeiros procedimentos que são realizados na cena do crime.
Desse modo, tem se que ocorre o levantamento de dados dos suspeitos por meio da impressão digital que é visualizada por meio do vapor de iodo.
Investigação criminal: vapor de iodo.
Mas, como ele funciona?
Os cristais de iodo são utilizados como forma de serem levemente aquecidos em determinados recipientes fechados, os quais se utilizam materiais a serem examinados.
Com isto, forma-se uma nuvem arroxeada por meio desse vapor o qual reage com a impressão digital por meio de absorção física. O qual corresponde a evidenciação dessa imagem do produto digital do objeto.
Hodiernamente, o sistema de impressões digitais já se tornou mais rápido e eficaz.
Leia mais sobre novas formas de tecnologias que auxiliam nesse processo!
Tecnologia AFIS (Automated Fingerprint Identification)
Promove sistema de impressão digital com impressões que ocorrem de modo arquivado no banco de dados do sistema.
Por meio disso, quebra diversos paradigmas, por meio de perícia de teor papilóscopico, e desse modo, substitui a pesquisa por meio de manuais de modo automatizado. O qual corresponde a um banco de dados mais seguro.
Diante disso, esse sistema de impressões digitais é comumente utilizado como forma de atuação no banco de dados. E, diante disso, determina-se por todo um viés de equipamento tecnológico.
Venha ler mais, por meio do post: https://blog.ipog.edu.br/tecnologia/investigacao-criminal/