A nitretação líquida é um tratamento termoquímico que busca adicionar nitrogênio na superfície de uma peça de aço por via líquida. A adição de nitrogênio não só melhora a resistência ao desgaste da peça, como também melhora sua resistência à corrosão e à fadiga. É um tratamento aplicável em aços carbono ou de baixa liga, aços inoxidáveis, aços ferramenta e aços resistentes ao calor.
O tratamento consiste em se imergir um lote de peças em um banho de sais fundidos a temperaturas entre 500 °C e 570 °C, abaixo da temperatura crítica. Os principais sais que compõem o banho são o cianeto, o cianato e o carbonato de sódio, além de cloreto, carbonato, cianeto e cianato de sódio. O tempo do processo pode ser muito curto, em torno de cinco minutos, ou até quatro horas. A camada endurecida por nitrogênio pode possuir entre 0,005 mm e 0,015 mm de espessura.
Vantagens e Limitações
Uma das principais vantagens da nitretação líquida é a sua rapidez, já que é possível realizar um tratamento em um lote de peças em tempo muito menor do que em outros tratamentos termoquímicos. A versatilidade no tipo de aço tratável termicamente também é benéfica, já que muitos tipos de aço podem passar pela nitretação líquida. A baixa temperatura de realização do processo diminui o risco de empenos, distorções e trincas. Não é necessário realizar tratamentos de têmpera e revenido ao fim do processo.
Dentre as desvantagens deste processo, está a sua camada pouco profunda. Esta camada pode não ser suficiente para conferir a resistência necessária em algumas aplicações mais severas. Assim como em outros processos por via líquida, se faz necessário preaquecer a peça e realizar uma limpeza posterior. Como o banho possui cianetos tóxicos, é preciso haver cuidados para a proteção do operador e realizar o descarte da forma correta.