Redação Enem: o que é a competência 4

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A competência 4 da redação do Enem é fundamental para que se possa construir uma argumentação coerente e convincente. Ela avalia a capacidade do candidato de demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, incluindo a escolha das palavras, a construção das frases e a estruturação do texto. Saiba mais sobre essa competência em mais um artigo da nossa série Redação Enem: o que é a competência 4

Redação Enem: como desenvolver a competência 4

Em primeiro lugar, para desenvolver essa competência, é importante ter um bom domínio da língua portuguesa e compreender as diferentes estruturas sintáticas e gramaticais. Isso inclui saber usar os verbos corretamente, construir frases coerentes e evitar erros de concordância. Além disso, é importante saber escolher as palavras adequadas para expressar seus pensamentos de maneira clara e precisa.

Também vale destacar que outra habilidade importante é saber estruturar o texto de maneira coerente e lógica. Isso inclui saber usar parágrafos e introduzir ideias de maneira clara e concisa. Além disso, é importante saber usar recursos como a transição de ideias e a coesão textual para tornar o texto mais coerente e fácil de seguir. 

Coesão textual: como garantir?

A princípio, a coesão é um elemento importante em qualquer texto, estando presente também na competência 1. Para garantir a existência desse recurso no seu texto, é preciso estar atento as ferramentas a seguir:

  • Organização textual é a chave. Para demonstrar o uso dessa ferramenta, você pode e deve usar conectivos como, por exemplo: assim como, outrossim, todavia, entretanto, porém, por isso, assim, enfim, portanto, etc. 
  • Escreva seu texto em parágrafos, e estabeleça relação entre um parágrafo e outro, seja por desenvolvimento temático, seja pelo uso de conectivos. 
  • Retome o que já foi citado no texto por meio de pronomes, sinônimos, conectivos, elipse, entre outros. 

Por fim, é importante saber usar recursos estilísticos para tornar o texto mais atraente e persuasivo. Isso inclui não exagerar nos conectivos. É importante ter em mente que eles são uma ferramenta para demonstrar a coesão do seu texto, e seu uso deve fazer sentido e ser previamente pensado. 

Competência 4: quadro avaliativo

Segundo a Cartilha do Participante da edição de 2022 do Enem, avalia-se a competência 4 da seguinte maneira:

  • 200 pontos: articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
  • 160 pontos: articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
  • 120 pontos: articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
  • 80 pontos: articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
  • 40 pontos: articula as partes do texto de forma precária.
  • 0 ponto: não articula as informações.

Em síntese, a competência 4 da redação do Enem é fundamental para construir uma argumentação coerente e convincente. Dessa forma, ela avalia a capacidade do candidato de demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, incluindo a escolha das palavras, a construção das frases e a estruturação do texto. Assim, praticando a escrita e estudando as diferentes técnicas de escrita, é possível desenvolver essa competência e se sair bem na prova do Enem.

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!