Rótulo: Saiba mais

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A bromatologia caracterizada como a ciência que estuda os alimentos, sua composição, tipos de alimentos e suas possíveis alterações. Sendo assim, seu conhecimento abrange o entendimento da composição alimentar, calorias, dieta, propriedade físicas, química, toxicológicas e as possíveis fraudes. Portanto, meu caro leitor, através desse post, você saberá mais sobre a bromatologia e retirar algumas de suas dúvidas iniciais. Logo, veremos mais adiante sobre o rótulo na visão bromatológica.

Introdução ao rótulo

São direitos básicos do consumidor, da informação adequada e clara sobre os diferentes. Desse modo produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como, sobre riscos que apresentem. Sendo assim, amparada pelo item III do art. 60 da Lei 8078/90 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

Conforme alguns autores, rótulo definido como toda inscrição, legenda, imagem ou toda matéria descritiva ou gráfica. Sendo assim, pode ser escrita, impressa, estampada, gravada em relevo ou liptografada ou colocada sobre embalagem do alimento.

Ao que se aplica o rótulo

A todo alimento produzido, comercializado e embalado na ausência do cliente e pronto para oferta ao consumidor.

Partes do rótulo

Acerca do conhecimento do rótulo, algumas particularidades devem ser observadas. Sendo assim, explanarei os principais pontos observados no rótulo dos alimentos.

Painel principal

É a parte do rótulo onde estão a denominação de venda e a marca ou desenhos informativos, caso existam. O mesmo dividido em painel frontal e frontal lateral.

Painel Frontal: Definida como a parte do painel principal mais facilmente visível ao comprador, no local de venda. Desse modo, as tampas metálicas e os filmes plásticos ou laminados também são considerados painel frontal.

Painel Lateral: é a parte do painel principal, ao lado do painel frontal, onde deverão estar dispostas as demais informações.

Painel lateral:

Caracterizada como a parte do painel principal, ao lado do painel frontal, onde deverão estar dispostas as demais informações.

Painel Secundário

Definida como parte do rótulo, normalmente não visível ao comprador, nas condições comuns de exposição à venda. Sendo assim, nessa sessão, deverão estar expressas as informações facultativas ou obrigatórias. Portanto, assim como outras informações escritas que constam da embalagem.

Denominação de venda

É o nome específico que indica a natureza e as características do alimento (não confundir com a
marca). No entanto, não deve levar o consumidor ao erro. Sendo assim, é o termo que identifica a origem do alimento. Portanto a natureza alimentícia pode ser de origem animal, vegetal, mineral ou mista.

Desse modo meu caro leitor, como é um tema muito abrangente acerca dos rótulos e embalagens, para melhor entendimento, farei uma separação. Portanto, espero que esteja gostando da bromatologia e seus assuntos que são poucos encontrados em sites de pesquisa. Logo, por serem temas específicos, explica-se a dificuldade de encontrar pra estuda-los. Pois não tema, estou sempre aqui para descomplicar.

Portanto, gurunauta, se esta afim de conhecer mais sobre a bromatologia, não deixe de acompanhar nosso blog. Pois nessa seção, você verá imagens e assuntos pouco abordados em sala de aula, que vão te auxiliar na sua vida acadêmica. Te espero aqui, mete bronca!!

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!