Soldagem MIG/MAG

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

soldagem MIG/MAG

Soldagem MIG/MAG é um termo que designa dois processos de soldagem a arco elétrico muito importantes no meio industrial. Ambos os processos utilizam eletrodos consumíveis nus (sem revestimento, mas banhados em cobre) que alimentam continuamente na poça de fusão ao serem desbobinados. A poça de fusão possui uma proteção gasosa, que pode ser por um gás inerte (processo MIG) ou por um gás ativo (processo MAG). Este processo pode ser manual, semiautomático ou automático, sendo que as duas últimas opções garantem uma maior produtividade.

Os principais gases inertes para a soldagem MIG são os gases nobres argônio, hélio ou uma combinação entre ambos os gases. O processo MIG se destina a metais não-ferrosos, reativos e aços de alta liga.

Os gases ativos para a soldagem MAG incluem o dióxido de carbono, o oxigênio ou a mistura de argônio e um gás ativo. Esta operação de soldagem se destina a metais ferrosos de baixo carbono e de baixa liga.

Vantagens e Limitações

A soldagem MIG/MAG é um processo muito produtivo quando automático e que não está sujeito a erros do operador. É um processo compatível com diversas ligas metálicas, já que diversos eletrodos compatíveis se aplicam. É possível realizar a soldagem em qualquer posição e é necessária pouca limpeza após sua execução.

Dentre as limitações do processo, está o fato da proteção gasosa ser facilmente dispersa pela ação de ventos, não sendo assim aplicável em ambientes muito ventilados. O equipamento para a realização do processo é de alto custo, não sendo viável para empresas modestas. Há uma dificuldade em se soldar juntas em locais de difícil acesso ou acesso restrito, já que o equipamento não é portátil como na soldagem a gás ou a eletrodo revestido. Há um alto nível de respingos neste processo, dependendo da forma de transferência metálica adotada.

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!