Qual a diferença entre tensão, corrente e potência?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

tensão

No dia a dia, ouvimos muito sobre esses três termos, seja no liquidificador que tem 1000 watts de potência, ou no carregador do celular que tem 5 volts de tensão e 3 amperes de corrente. Mas afinal, qual a diferença entre cada um desses termos? Hoje iremos tentar entender um pouco sobre isso.

Antes de tudo, devemos ter em mente uma coisa: Eletricidade no geral tem a ver com movimento de elétrons. Todas as coisas que funcionam a base de eletricidade ao nosso redor funcionam devido ao movimento de elétrons.

Imagine que para os equipamentos elétricos funcionarem, seja necessário que elétrons passem em seu circuito interno. Imagine esse circuito como uma rampa áspera, e os elétrons como bolinhas. Para você conseguir fazer os elétrons passarem pelo circuito interno, você deve jogá-los com uma certa força, se não, os elétrons irão voltar pela rampa.

Duas coisas são importantes, a quantidade de elétrons que é arremessada, e a força de arremesso. Sem força suficiente, os elétrons não irão subir a rampa e o equipamento não funciona. E sem elétrons suficientes, o equipamento também não vai conseguir funcionar pois ele precisa de uma quantidade específica de elétrons circulando.

Então, vamos entender o que essas bolinhas tem a ver com isso tudo.

Tensão, corrente e potênca: Tensão

A tensão elétrica é  como se fosse a “força” em que os elétrons estão passando em um circuito. Na realidade, ela representa a força que uma carga irá sentir em um campo elétrico. 

Imagine que é difícil para os elétrons percorrerem o interior de um motor, por exemplo. Essa dificuldade é chamada de resistência. Quanto maior a resistência interna de um equipamento, maior deve se a tensão para alimentá-lo.

A unidade de tensão do SI é o Volt(V).

Tensão, corrente e potênca: Corrente

A corrente é a quantidade de carga que passa em um circuito em determinado tempo. A corrente vai depender da resistência do circuito e da tensão. A lei que descreve o comportamento é a lei de Ohm, onde diz que a corrente será o valor da tensão, em Volt, dividido pela resistência, em Ohm.

Isso significa que quanto maior for a tensão, maior será a corrente em um circuito. E ainda, quanto menor for a resistência, maior a corrente. Ou seja, o quão maior é a tensão em relação a resistência vai dizer o quão grande será a corrente, isto é, a quantidade de elétrons que circula o circuito em determinado tempo.

A unidade de medida da corrente no SI é o Ampere(A).

Tensão, corrente e potênca: Potência

A potência é uma relação entre a corrente e a tensão. Quanto maior a corrente e a tensão, maior é a potência. Na verdade, a potência é a energia que é transferida através do movimento de elétrons em determinado tempo. 

Frequentemente vemos as fabricantes divulgando a potência dos eletrodomésticos. Por que quanto maior a potência que o eletrodoméstico opera, maior é a energia que ele vai gastar para realizar aquela atividade.

 Supondo que não há desperdícios de energia com calor, barulho e vazamento de corrente, alta potência significa realizar tarefas mais intensamente, pois mais energia será utilizada para tal

A unidade de medida da potência no SI é o watt(W).  

Conclusão

Em suma, aprendemos sobre a diferença entre tensão, corrente e potência. São conceitos diferentes, porém correlacionados que causam muita confusão nas pessoas. Aproveite o assunto de elétrica para aprimorar seus conhecimentos com um guia de multímetro escrito por mim! um abraço!.

Referências

Ícones feitos por phatplus from www.flaticon.com’

 

Outros Artigos

Saiba-mais-sobre-Bioquímica
Bioquímica

Saiba mais sobre Bioquímica

Saiba mais sobre a bioquímica e descubra como o estudo dos processos químicos abrangem um enorme campo de investigação.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!