Toxicologia: Saiba o que é

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A toxicologia é ciência que estuda os efeitos nocivos causados por medicamentos e substâncias químicas no corpo humano. É um estudo proveniente da farmacologia, a qual esta estuda o efeito benéfico das medicações. Logo, a obtenção do conhecimento, necessário ao estudo da toxicologia é visto que é ciência originada da farmacologia.

Conhecendo a toxicologia

A toxicologia exige um conhecimento avançado pois é necessário conhecimentos prévios básicos que são fundamentais para o seu entendimento. É considerada uma ciência multidisciplinar visto que é necessário conhecimentos básicos acerca do assunto. As principais disciplinas básicas que compõem o seu entendimento são a anatomia, fisiologia, bioquímica, biofísica e farmacologia. Portanto, sempre revisar os assuntos é vital em razão de sempre ocorrer atualizações a respeito do tema.

Relembre os conceitos básicos aqui neste artigo, https://blog.meuguru.net/fisiologia-humana-homeostase-descomplicada/.

Toxicologia integrativa

Nos dias atuais, a toxicologia é importante para todos os profissionais da área da saúde, mesmo que o contato seja direto ou indireto. Assim, no entendimento dos efeitos toxicológicos, podemos adquirir não somente o conhecimento dos agentes tóxicos, mas também da fisiologia básica para a sua melhor compreensão. Portanto, esses estudos de forma associada, nos permite utilizar o estudo de forma adequada e garantir o melhor tratamento para o indivíduo.

Fatores

Então, se os medicamentos são estudados e fabricados de forma segura porque causam danos ao organismo? Diversos fatores contribuem para as lesões causadas por agentes tóxicos. Desse modo, investigar, averiguar, compreender e analisar nos permite entender o motivo de tal ato lesivo. Alguns fatores são levados em consideração tais como: tempo, exposição, dosagem e suscetibilidade do indivíduo. Logo, a toxicologia explica o porquê dessas lesões e tentar estabelecer o uso seguro das substâncias farmacológicas ou químicas.

Ramificações na toxicologia

A toxicologia é uma ciência muito diversificada por sua aplicabilidade e abrangência. A mesma, é dividida em várias especialidades, a qual apresenta suas particularidades.

Ocupacional

A toxicologia ocupacional, é o estudo o qual tem por finalidade identificar compostos químicos presentes no ambiente de trabalho. Os principais agentes causadores de dano toxicológico no recinto são provenientes de matéria prima de algum produto. A rápida identificação destes compostos permite o menor tempo de exposição a estes fatores os quais podem causar lesões irreversíveis. O exemplo que posso citar, é o vazamento de gás do ar condicionado.

Ambiental

Na toxicologia ambiental, é estudado os compostos que podem causar danos ao meio ambiente em todos os biomas. Os animais e as plantas contaminam-se com a presença de materiais tóxicos como metais pesados, restos de lixo orgânico dentre outros. No entanto, essa especialidade possui a finalidade de estudar os impactos causados por essa contaminação.

Alimentar

A toxicologia alimentar, é o estudo da segurança alimentar frente ao organismo. Além disso, seu conhecimento é importante visto que a garantia nutricional é uma causa social. É abordado os alimentos os quais podem ser ingeridos de forma segura. Os principais agentes estudados nessa especialidade são os micro-organismos com potencial patológico, metais pesados, agrotóxicos e pesticidas.

Forense

A toxicologia forense ou perícia, é a especialidade que tem como finalidade elucidar casos criminais. O principal objetivo desse ramo é descobrir qual agente causador do óbito.

Medicamentosa

A toxicologia medicamentosa, é o estudo no qual os medicamentos perdem sua segurança terapêutica e passam a causar malefícios. Nesse campo do entendimento, é abordado a diferença de efeito adverso e efeito colateral.

Analítica

A toxicologia analítica, é o estudo no qual agentes nocivos a saúde estão presentes nos materiais biológicos. Essa área serve de auxílio no diagnóstico, prognóstico, tratamento e cura das patologias. As principais amostras utilizadas para fins de diagnóstico são a urina, sangue e cabelo. É uma área bastante empregada no ambiente criminalístico pois tem a capacidade de elucidar casos policiais.

Remédio vs veneno na toxicologia

A dose do composto é um fator importante na toxicologia pois tem uma relação importante com os efeitos sobre o indivíduo. Todas as substâncias detêm o potencial de serem tóxicas, mas o que o vai depender se é um remédio ou veneno é a dose. Uma dosagem alta pode ser altamente lesiva mas doses pequenas também tem a capacidade de causar lesões toxicológicas. Portanto, a dose é o limiar entre toxicologia e farmacologia.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!