Energias Renováveis, quais são?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Energias Renováveis: O futuro depende disso.

As energias renováveis são as aquelas energias derivadas de fontes naturais e são reabastecidas a uma taxa maior do que são consumidas. A luz solar e o vento, por exemplo, são fontes que estão sendo constantemente reabastecidas. Nesse sentido fontes de energia renováveis são abundantes e estão ao nosso redor.

Os combustíveis fósseis – carvão, petróleo e gás – são recursos não renováveis que levam centenas de milhões de anos para se formar. Do mesmo modo os combustíveis fósseis, quando queimados para produzir energia, causam emissões prejudiciais de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono.

A geração de energia renovável cria emissões muito mais baixas do que a queima de combustíveis fósseis. Do mesmo modo, a transição de combustíveis fósseis, para energia renovável é fundamental para enfrentar a crise climática.

Afinal as energias renováveis são agora mais baratas na maioria dos países e geram três vezes mais empregos do que os combustíveis fósseis.

Energias Renováveis mais comuns:

Energia Solar uma das energias renováveis mais promissoras

Energia Sola- energias renováveis
Uma das energias renováveis mais promissora é a energia solar.

A energia solar é a mais abundante de todos os recursos energéticos e pode ser aproveitada até mesmo em dias nublados. Principalmente porque a taxa na qual a energia solar é interceptada pela Terra é cerca de 10.000 vezes maior do que a taxa na qual a humanidade consome energia.

As tecnologias solares podem fornecer calor, resfriamento, iluminação natural, eletricidade e combustíveis para uma série de aplicações. Desse modo as tecnologias solares convertem a luz solar em energia elétrica através de painéis fotovoltaicos ou através de espelhos que concentram a radiação solar.

Embora nem todos os países sejam igualmente dotados de energia solar, uma contribuição significativa para o mix de energia da energia solar direta é possível para todos os países.

O custo de fabricação de painéis solares caiu drasticamente na última década, tornando-os não apenas acessíveis, mas também a forma mais barata de eletricidade. Os painéis solares têm uma vida útil de aproximadamente 30 anos e vêm em várias tonalidades, dependendo do tipo de material usado na fabricação.

Energia Eólica

Energias renováveis
Energia Eólica, uma fonte renovável com muito potencial.

A energia eólica aproveita a energia cinética do ar em movimento usando grandes turbinas eólicas localizadas em terra (onshore) ou no mar ou água doce (offshore). A energia eólica é usada há milênios, mas as tecnologias de energia eólica onshore e offshore evoluíram nos últimos anos para maximizar a eletricidade produzida – com turbinas mais altas e diâmetros de rotor maiores.

Embora as velocidades médias do vento variem consideravelmente de acordo com o local, o potencial técnico mundial para energia eólica excede a produção global de eletricidade, e existe um amplo potencial na maioria das regiões do mundo para permitir a implantação significativa de energia eólica.

Muitas partes do mundo têm fortes velocidades de vento, mas os melhores locais para geração de energia eólica às vezes são remotos. A energia eólica offshore oferece um tremendo potencial

Energia Hidroelétrica

Energias Renováveis
Hidroelétrica

A energia hidrelétrica aproveita a energia da água que se move das elevações mais altas para as mais baixas. Pode ser gerado a partir de reservatórios e rios. As usinas hidrelétricas de reservatório dependem da água armazenada em um reservatório, enquanto as usinas hidrelétricas a fio d’água aproveitam a energia do fluxo disponível do rio.

Os reservatórios hidrelétricos geralmente têm usos múltiplos – fornecimento de água potável, água para irrigação, controle de enchentes e secas, serviços de navegação e fornecimento de energia.

A energia hidrelétrica é atualmente a maior fonte de energia renovável do setor elétrico. Além disso é baseado nos padrões de chuva , que, principalmente nos últimos anos, não instáveis e pode ser impactado negativamente por secas induzidas pelo clima ou mudanças nos ecossistemas que afetam os padrões de chuva.

A infraestrutura necessária para criar energia hidrelétrica também pode impactar os ecossistemas de maneira adversa. Por esse motivo, muitos consideram a hidrelétrica de pequena escala uma opção mais ecológica e especialmente adequada para comunidades em locais remotos.

Energia Oceânica

A energia dos oceanos deriva de tecnologias que utilizam a energia cinética e térmica da água do mar – ondas ou correntes, por exemplo – para produzir eletricidade ou calor.

Os sistemas de energia oceânica ainda estão em um estágio inicial de desenvolvimento, com vários protótipos de dispositivos de ondas e correntes de maré sendo explorados. Dessa forma o potencial teórico para a energia oceânica excede facilmente as atuais necessidades de energia humana.

Bioenergia como uma das alternativa como energias renováveis.

Biogás: energia renovável que precisa de mais atenção.

Pode produzir bioenergia ou biogás a partir de uma variedade de materiais orgânicos, chamados de biomassa, como madeira, carvão, esterco e outros adubos para produção de calor e energia, e culturas agrícolas para biocombustíveis líquidos. Entretanto a maior parte da biomassa é usada em áreas rurais para cozinhar, iluminar e aquecer ambientes, geralmente por populações mais pobres em países em desenvolvimento.

Os sistemas modernos de biomassa incluem culturas ou árvores dedicadas, resíduos da agricultura e silvicultura e vários fluxos de resíduos orgânicos.

A energia criada pela queima de biomassa gera emissões de gases de efeito estufa, mas em níveis mais baixos do que a queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo ou gás. No entanto, para utilizar a bioenergia muitos cuidados devem ser tomados, pois pode haver um grande potencial de impactos ambientais negativos relacionados ao aumento em larga escala de florestas e plantações de bioenergia e ao desmatamento e mudança de uso da terra resultantes. Entretanto, empresas podem usar esse tipo de energia e além de suprir suas demandas pode gerar para cidades vizinhas.

Referências:

Veja mais:

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!