"O fato mais encontrado quando estudamos sobre a história da Educação Física no Brasil, é a chegada da família real em 1808, a qual determina dois anos depois, a fundação da Academia Real Militar, destinada a formar engenheiros civis e militares, sendo que a Ginástica era uma atividade que compunha o escopo de formação. Em 17 de fevereiro de 1854, por meio do ministro do Império, Luiz Pedreira de Couto Ferraz, foi baixado o decreto n°1.331-A, o qual aprovou o 'Regulamento para reforma do ensino primário e secundário do Município da Corte' e que ficou conhecido como 'Reforma Couto Ferraz'. Embora voltado para o Município da Corte, '[...] além do efeito-demonstração e do caráter de modelo que, durante todo o Império, a legislação do município da corte teve para as províncias, o Regulamento de 1854 explicitamente buscava alcançar a instrução pública provincial [...]' [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALHEIRO, Janaine Krevellin; GOMES, Debora. História da Educação Física no Brasil. 2014. Guarapuava. p. 2. https://anais.unicentro.br/proic/pdf/xixv2n1/220.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 2, Tema 1 – Panorama da Estrutura da Educação Física no Brasil, de Organização e Administração na Educação Física, sobre a história da educação física no Brasil, analise as seguintes afirmativas:
I. Com a introdução da Ginástica Alemã, por meio da Constituição Federal, inicia-se a Educação Física no Brasil.
II. No ano de 1939 surge a Escola Nacional de Educação Física, que formava no âmbito não militar, professores de Educação Física.
III. O Ministério da Educação e da Saúde foram formados em 1810 pela Constituição Federal.
IV. Em 1877, a escola da Aeronáutica mantinha a educação física com características militares.