A teoria da demanda é derivada de hipóteses sobre a escolha do consumidor entre diversos bens que seu orçamento permite adquirir. O que se almeja é explicar o processo de escolha do consumidor perante as diversas alternativas existentes. Tendo um orçamento limitado, ou seja, determinado nível de renda, o consumidor procurará distribuir esse seu orçamento (renda) entre os diversos bens e serviços de forma a alcançar a melhor combinação possível, ou seja, aquela que lhe trará maior nível de satisfação.
Figura: Curva de Demanda
Curva de Demanda
Fonte: MONTORO FILHO, p.117
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I - Normalmente, tem-se uma relação direta entre o preço do bem e a quantidade demandada. Quando o preço do bem cai, este fica mais barato em relação a seus concorrentes e, dessa forma, os consumidores deverão elevar seu desejo de comprá-lo.
II - A curva de demanda mostra a relação entre o preço do bem e a quantidade desse bem que o consumidor está disposto a adquirir em certo período mesmo variando o preço dos outros bens, a renda e o gosto do consumidor.
III - Em termos rigorosos, diz-se que a curva de demanda de mercado é a soma horizontal das curvas de demanda dos indivíduos que compõem esse mercado. É chamada horizontal porque somente se somam as quantidades e os preços.
IV - Admitindo a hipótese coeteris paribus, quanto maior for o preço do bem, mais interessante será produzi-lo e, portanto, a oferta será maior. Relacionando a quantidade ofertada de um bem com seu preço, obtém-se a curva de demanda.
V - A curva de demanda mostra a relação entre o preço do bem e a quantidade desse bem que o consumidor está disposto a adquirir em certo período, tudo o mais permanecendo constante, ou seja, não variando outros aspectos.
Considerando o contexto apresentado, é correto APENAS o que se afirma em:
Selecione uma alternativa:
a)
I, II e III.
b)
I, II e IV.
c)
II, III e V.
d)
I e V.
e)
II e IV.