Gestão do Conhecimento em uma empresa familiar
A XYZ é uma empresa de construção civil de luxo que atua na construção e comercialização de apartamentos em prédios residenciais. Com mais de 30 anos de mercado, a XYZ é reconhecida por sua excelência e pela personalidade forte de seu fundador, no caso, seu pai. Ele conduz os negócios de forma centralizadora e é responsável por todos os detalhes. Conhece todos os clientes pelo nome e elabora seus contratos pessoalmente. Tem vários acordos comerciais com parceiros, fornecedores e clientes e trata de tudo como se cada empreendimento fosse único.
Embora você e seu irmão tenham a formação em engenharia, seu pai faz questão de deixá-los nas obras e longe da administração dos negócios para não diluir a sua autoridade e independência. Ocorre que, de maneira inesperada, seu pai adoeceu, e o médico recomendou o afastamento dele das atividades por tempo indeterminado, estando praticamente inacessível nesse período. Não houve tempo para nada.
Agora, você e seu irmão estão preocupados, pois não têm conhecimento sobre as atividades da empresa com bancos, fornecedores, clientes e novos projetos. Estão tentando juntar documentos encontrados na sala do pai, mas sem saber por onde começar. Vocês querem levar a construtora adiante, mas com uma gestão diferente da dele. Diante desse contexto, pergunta-se:
-
Havia Gestão do Conhecimento na Construtora XYZ?
-
Como os filhos podem iniciar o desafio de uma gestão mais moderna e focada no conhecimento organizacional?