Uma onda é uma perturbação periódica que se move através de um meio. O meio em si não vai a canto nenhum. Os átomos individuais e as moléculas oscilam em torno das suas posições de equilíbrio, mas a posição média delas não se altera. À medida que elas interagem com os vizinhos, transferem parte da sua energia para elas. Por sua vez, os átomos vizinhos transferem energia aos próximos vizinhos, em sequência. Dessa maneira, a energia é transportada através do meio, sem haver transporte de qualquer matéria. A energia que passa por cada ponto do meio de propagação se alterna entre potencial e cinética, e a velocidade desses pontos se modifica. Uma pessoa parada durante a passagem de uma onda do mar, por exemplo, sobe e desce em diferentes momentos mesmo sem se mover na horizontal.
A figura representa uma onda transversal que se propaga para a direita em determinado instante. Estão destacados os pontos A, B, C e D.
Disponível em: www.if.ufrj.br/~bertu/fis2/ondas1/ondulatorio.html. Acesso em: 3 mar. 2023 (adaptado).
O esquema que mostra corretamente a direção, o sentido e o módulo da velocidade dos pontos A, B, C e D no instante representado é:
A
more_horiz
B
more_horiz
C
more_horiz
D
more_horiz
E