Baixe o app do Guru IA
Android e iOS

Rodrigo
De acordo com Heuser (2009), um Sistema Gerenciador de Banco...
De acordo com Heuser (2009), um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGDB), pode ser definido como “… um software que incorpora as funções de definição, recuperação e alteração de dados em um Banco de Dados”. Um SGDB permite a separação entre aplicação os dados, de forma que o programador não precise se preocupar com detalhes do gerenciamento, armazenamento e manipulação das informações. Com o uso de um SGDB, os sistemas utilizam uma linguagem padronizada de acesso e manimpulação dos dados (como a SQL). Além destas, existem outras características comuns aos SGDBs, como: gerenciamento de redundância, controle de acesso, acesso concorrente, eficiência em consultas e, backup e restauração.
Heuser, Carlos Alberto. Projeto de banco de dados - V4 - UFRGS.
Em relação as características comuns aos SGDBs, analise as afirmativas a seguir:
I. O gerenciamento de redundância de dados, permite o acesso centralizado de informações, desta forma, todos os usuários acessam os mesmos dados. Permitindo que o banco de dados permaneça em um estado consistente, pois os usuários e sistemas terão sempre a versão mais atual dos dados.
II. O gerenciamento de acesso, controla o acesso de usuários as informações, por meio da criação de usuários e grupos com diferentes níveis de acesso aos dados. Desta forma, o usuário tem acesso somente os dados pertinentes ao seu papel dentro da organização.
III. Em relação a eficiência de consultas. De um modo geral, depende do usuário ou sistema, a otimização de instruções na interação com o SGDB, de forma que maximize o seu desempenho. Em outras palavras, o usuário precisa necessariamente conhecer como o funcionamento interno do SGDB para a criação instruções otimizadas.
IV. Em relação ao acesso concorrente ao banco de dados, um SGDB permite que diversos usuários executem instruções ao mesmo tempo, e que se mantenha em um estado consistente antes e após a execução. Entretanto, é o mecanismo de transações que garante esta consistência.
V. Em relação a backup e restauração, um SGDB possui ferramentas que permitem ao usuário a realização de backup para posterior restauração, caso ocorra algum problema que venha a corromper o sistema. De um modo geral, os SGDB não possuem mecanismos de restauração automática, no caso de ocorrência de falhas no sistema.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II, IV e V, apenas.
Alternativa 2:
I, III e V, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
II e V, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III, apenas.
De acordo com Heuser (2009), um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGDB), pode ser definido como “… um software que incorpora as funções de definição, recuperação e alteração de dados em um Banco de Dados”. Um SGDB permite a separação entre aplicação os dados, de forma que o programador não precise se preocupar com detalhes do gerenciamento, armazenamento e manipulação das informações. Com o uso de um SGDB, os sistemas utilizam uma linguagem padronizada de acesso e manimpulação dos dados (como a SQL). Além destas, existem outras características comuns aos SGDBs, como: gerenciamento de redundância, controle de acesso, acesso concorrente, eficiência em consultas e, backup e restauração. Heuser, Carlos Alberto. Projeto de banco de dados - V4 - UFRGS.
Em relação as características comuns aos SGDBs, analise as afirmativas a seguir:
I. O gerenciamento de redundância de dados, permite o acesso centralizado de informações, desta forma, todos os usuários acessam os mesmos dados. Permitindo que o banco de dados permaneça em um estado consistente, pois os usuários e sistemas terão sempre a versão mais atual dos dados. II. O gerenciamento de acesso, controla o acesso de usuários as informações, por meio da criação de usuários e grupos com diferentes níveis de acesso aos dados. Desta forma, o usuário tem acesso somente os dados pertinentes ao seu papel dentro da organização. III. Em relação a eficiência de consultas. De um modo geral, depende do usuário ou sistema, a otimização de instruções na interação com o SGDB, de forma que maximize o seu desempenho. Em outras palavras, o usuário precisa necessariamente conhecer como o funcionamento interno do SGDB para a criação instruções otimizadas. IV. Em relação ao acesso concorrente ao banco de dados, um SGDB permite que diversos usuários executem instruções ao mesmo tempo, e que se mantenha em um estado consistente antes e após a execução. Entretanto, é o mecanismo de transações que garante esta consistência. V. Em relação a backup e restauração, um SGDB possui ferramentas que permitem ao usuário a realização de backup para posterior restauração, caso ocorra algum problema que venha a corromper o sistema. De um modo geral, os SGDB não possuem mecanismos de restauração automática, no caso de ocorrência de falhas no sistema.
É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: II, IV e V, apenas.
Alternativa 2: I, III e V, apenas.
Alternativa 3: I, II e IV, apenas.
Alternativa 4: II e V, apenas.
Alternativa 5: I, II e III, apenas.