A parte abdominal da aorta tem aproximadamente 13 centímetros de comprimento, que começa na abertura do diafragma (hiato aórtico), ao nível da 12ª vértebra torácica, e termina aproximadamente ao nível da 4ª vértebra lombar, onde se divide nas artérias ilíacas comuns: direita e esquerda, que transportam o sangue para os membros inferiores. As artérias ilíacas comuns: direita e esquerda, por sua vez, dividem-se nas artérias ilíacas externas e internas. A parte abdominal da aorta dá origem às seguintes artérias: ramos pares, com trajeto lateral, para o suprimento da parede do abdômen, dos órgãos retroperitoneais pares e das gônadas; ramos ímpares, com trajeto anterior, que se estendem, em parte através de “mesos” ou de ligamentos, para o baço e para os órgãos digestivos, nas cavidades abdominal e pélvica.
Qual afirmativa aponta os ramos pares da parte abdominal da aorta e o seu respectivo território de irrigação?
Escolha uma opção:
a.
A artéria mesentérica inferior, o último ramo principal da aorta, que se origina imediatamente antes da bifurcação para constituir as artérias ilíacas na altura da 3ª vértebra lombar. A artéria mesentérica inferior supre parte do intestino grosso.
b.
As artérias ováricas ou testiculares, originadas de ambos os lados, que segue sobre o músculo psoas maior, em direção caudal, para o ovário ou para o testículo.
c.
Artéria suprarrenal inferior, que irriga a glândula suprarrenal.
d.
A artéria mesentérica superior, logo abaixo do tronco celíaco, cujo território de irrigação é o intestino delgado e parte do intestino grosso.
e.
O troco celíaco curto e calibroso se divide imediatamente em três artérias, sendo que uma delas é a artéria hepática que supre o fígado.