Hipófise
O eixo hipotálamo-hipófise é crucial na regulação do sistema endócrino, atuando como um centro de comando para a secreção de hormônios que influenciam praticamente todos os aspectos do crescimento, metabolismo e homeostase. Uma compreensão profunda desse eixo é fundamental para o estudo da anatomofisiologia humana.
Diante desse contexto, avalie as afirmações seguintes como verdadeiras (V) ou Falsas (F) e selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A hipófise está localizada em uma cavidade do osso esfenoide na base do encéfalo chamada "sela túrcica" e está dividida em duas regiões anatômicas denominadas "lobo anterior" (aden- hipófise) e "lobo posterior" (neuro-hipófise).
( ) A hipófise está ligada ao hipotálamo pelo infundíbulo e as veias porta-hipofisárias dentro do infundíbulo conectam capilares do hipotálamo aos capilares hipofisários.
( ) A adeno-hipófise sintetiza e libera hormônios relacionados ao crescimento e reprodução. São eles: hormônio do crescimento (hGH); hormônio tireoidestimulante (TSH); hormônio folículo estimulante (FSH); hormônio luteinizante (LH); prolactina (PL); hormônio adrenocorticotrófico (ACTH); e o hormônio melanocortina-estimulante (MSH).
( ) O hormônio antidiurético (ADH) e a ocitocina são produzidos na hipófise posterior (neurohipófise) e têm papéis importantes na regulação da retenção de água na reabsorção renal.
( ) A comunicação entre o hipotálamo e a hipófise é realizada exclusivamente através de conexões nervosas, sem o envolvimento de hormônios.