O intuito da indústria cultural consiste em atingir a capacidade de percepção das pessoas, logo que “impede a formação dos indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente” (Adorno, 1989). Em consequência disso, o desenvolvimento dessa indústria permite a apropriação dos elementos da produção cultural, portanto, os produtos culturais passam por um processo de midiatização para obterem projeção. Assim, como instrumento de publicidade, a mídia exerce bastante força sobre os indivíduos, moldando suas condutas a partir do controle exercido pelos meios de comunicação de massa na vida das pessoas. Estas, por sua vez, absorvem de imediato o que lhes é imposto pelo mercado de bens culturais. Desse modo, em uma sociedade extremamente capitalista, em que a indústria cultural desempenha a função de manter o controle absoluto sobre os indivíduos, torna-se perfeitamente plausível a ideia dos pensadores frankfurtianos: no século XX diversas esferas sociais como a religião, a família e a escola estão perdendo seu papel de agência socializadora e seu caráter influenciador diante da onipotência da mídia.
FREIRE, E. C. S.; FÉRRIZ, A. F. P.; FÉRRIZ, J. L. S. Indústria cultural e cultura de massa: simetria ou assimetria, ideologia ou cultura? Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0515_0564_01.pdf. Acesso em: 6 set. 2019.
A partir da leitura do texto, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. A indústria cultural é um fenômeno que investe em determinados elementos de uma cultura por considerá-los fonte de renda para o mercado capitalista.
PORQUE
II. O intuito da indústria cultural é fazer com que o indivíduo perca o senso crítico e estabeleça uma relação de consumo, sendo que a mídia é propagadora desse paradigma.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C)
As asserções I e II são proposições falsas.
D)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.