Qual é exatamente a origem do grafite em São Paulo? Para acadêmicos, ele é fruto dos jovens do movimento hip-hop que nasceu na periferia da capital. Mas para alguns dos pioneiros da arte de rua na cidade, o grafite paulistano nasceu de movimentos artísticos consagrados, que foram trazidos para um contexto público e urbano.
Segundo o sociólogo Sérgio Miguel Franco, os primeiros desenhos que apareceram na capital eram influenciados pelas culturas negra e latina e traziam consigo um traço marginal. “O grafite foi um espelho próspero para a cultura desenvolvida pelos jovens de origem periférica da cidade”.
MODELLI, Lais. De crime a arte: a história do grafite nas ruas de São Paulo. BBC Brasil. Publicada em 28 de janeiro de 2017. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-38766202 Acesso em: 07/01/2018.
O muro que recentemente recebeu o grafite de Bansky, localizado em uma rua residencial em Cheltanham, na Inglaterra, foi vendido e será removido, informou o site do jornal britânico The Guardian.
Muro com grafite de Banksy é vendido e será removido. Revista Veja. Publicada em 27 de Junho de 2014. Disponível em: https://veja.abril.com.br/entretenimento/muro-com-grafite-de-banksy-e-vendido-e-sera-removido/ Acesso em: 07/01/2017.
Os trechos das reportagens acima descrevem circuitos e contextos nos quais as manifestações artísticas, como o grafite, estão inseridas. Partindo das categorias de arte popular e erudita é possível afirmar:
O grafite é uma manifestação artística que sempre pertenceu à chamada arte erudita e esteve exposto em instituições como museus e acervos de arte.
O grafite surge como arte popular. Ou seja, uma arte pública que não é inserida nos circuitos da chamada arte erudita, como museus e galerias.
O grafite é considerado uma arte erudita por ser uma prática de pintura mural que utiliza técnicas acadêmicas como o afresco.
O grafite é uma arte popular que tem ganhado valor de mercado, por isso, cada vez mais é inserido em circuitos da chamada arte erudita.
O grafite nasce do contexto popular. Trata-se de uma arte, exibida em espaços públicos, feita a partir de técnicas como a pintura em têmpera.
Salvar resposta
Responder