Questão 5
Uma vez que, o cooperativismo é reconhecido como forma democrática para superação de problemas socioeconômicos, ele se expande cada vez mais e mais rápido. No Brasil, as cooperativas, tem sua atuação por meio de treze ramos diferentes, a saber: agropecuário, consumo, crédito, educacional, especial. habitacional, infraestrutura, mineral, produção, saúde, trabalho, transporte e turismo e lazer. No ramo agropecuário, as cooperativas são responsáveis por quase 50% do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no país, envolvendo mais de um milhão de pessoas (MAPA, 2017). Mas além do agropecuário, os demais ramos do cooperativismo no Brasil têm expressividade
Sobre os aspectos de como se estabelece o capital dessas organizações, analise as sentenças a seguir:
I- A estrutura de capital das cooperativas, para ser compreendida, deve-se levar em consideração que. essas são organizações autogestionárias, ou seja, são seus próprios cooperados e dirigentes que assumem a gestão da cooperativa, não havendo necessidade de intervenções neste sentido, como a intervenção estatal.
11- Para a formação do capital da cooperativa, devem-se considerar a compra de ações, que representam uma fração do capital social da cooperativa. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa, ou seja, um cooperado.
II- A estrutura de capital considera o índice de endividamento, que relaciona duas fontes de recursos da cooperativa, se capital próprio e de terceiros.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: