As leis do movimento, estabelecidas por Isaac Newton (1642-1727), nos ajudam a compreender melhor a relação entre força e movimento, nesse sentido:
I. A primeira lei do movimento ou inércia de Newton alega que “todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele”. Desse modo, um corredor não sairá do lugar no bloco de partida se não aplicar uma força sobre ele.
II. A segunda lei do movimento ou aceleração expõe que “a aceleração de um corpo é proporcional à força que a produz e ocorre na direção em que a força atua”. Assim, nos saltos, quanto maior for a força aplicada no momento da impulsão, mais aceleração, altura ou distância poderá ser obtida.
III. A terceira lei do movimento ou lei da reação diz que “para cada ação existe uma reação igual e no sentido oposto”. A exemplo disto, um saltador, projetará o tronco e os braços para trás no momento da queda, a reação igual e oposta do tronco em relação às pernas auxiliará na perfeita queda na areia.