Henry Ford, em meados de 1920, criou a linha de montagem do modelo T com o intuito de aumentar a produtividade, reduzir custos de produção e garantir a segurança dos funcionários da fábrica, o que deu inicio à automação. Porém nesta época a automação era uma simples sistematização do chão de fábrica e das pessoas para que o processo de produção fluísse de forma continua. Quando uma operação tinha fim, passava para o próximo posto de trabalho, e assim sucessivamente até o fim da linha de produção.
Um dos tipos de automação é a automação rigida, que normalmente é composta por máquinas de comando numérico, denominadas de estações de trabalho. Nas estações é realizado um conjunto de operações que, quando são finalizadas, as peças passam para a próxima estação até que o produto esteja pronto. Assim, a produção possui uma linha fixa, voltada para a concepção de apenas um tipo de produto.
Qual das afirmativas abaixo melhor denota o conceito de automação rigida?
A) É moderna, pois usa máquinas automatizadas e robôs industriais para realizar as tarefas que eram feitas por pessoas, o que trouxe mais conforto aos operadores.
B) É antiquada, por se tratar da mesma linha de produção, enquanto já existem tecnologias que superam as expectativas de uma linha de produção.
C) E antiquada, pois leva em conta uma forma de gerenciamento de recursos que não é mais empregada nas indústrias modernas.
D) Trata-se da mesma que foi introduzida nas primeiras linhas de produção por Henry Ford, porém modernizadas, por retirar as pessoas e alocar máquinas para fazer os trabalhos repetitivos.
E) Trata-se da mesma de Ford, e ainda remove as pessoas do chão de fábrica, o que é uma grande vantagem, pois isso as deixa mais confortáveis na segurança de seus lares.