A NBR 14653-2 determina a necessidade de que os modelos que sejam uma representação simplificada do mercado sejam levados em consideração, já que não englobam todas as informações acerca dos mesmos, por isso é necessário que certas cautelas sejam tomadas para que o caráter científico do tratamento de dados não seja afetado ou perdido. É importante ressaltar ainda que a qualidade de amostra a que o tratamento de dados será aplicado deve assegurar alguns critérios, sendo esses, exceto:
CLIQUE NA SUA RESPOSTA ABAIXO
Taxas e pagamentos sobre as fontes de informação.
Número de dados de mercado efetivamente utilizados, de acordo com o grau de fundamentação.
Correta identificação dos dados de mercado, com especificação e quantificação das principais variáveis levantadas, mesmo aquelas não utilizadas no modelo.
Inserção de mais de um tipo de agrupamento no mesmo modelo. Nestes casos, o engenheiro de avaliações deve se certificar de ter contemplado as diferenças significativas entre esses grupos, sendo obrigatória a verificação da influência das interações entre as variáveis.
Semelhança com o imóvel objeto da avaliação, no que diz respeito à sua situação, à destinação, ao grau de aproveitamento e às características físicas; diferenças relevantes perante o avaliando, devem ser tratadas adequadamente nos modelos adotados.