A membrana plasmática do neurônio é uma estrutura responsável pela produção e propagação de impulsos elétricos, com diferentes tipos de canais iônicos capazes de filtrar seletivamente a passagem de íons para dentro e para fora da célula, gerando uma diferença de cargas elétricas entre os dois lados da membrana.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
Os neurônios podem apresentar alteração no potencial de membrana através da abertura seletiva de canais de Na+ e K+, provocada por estímulos específicos.
Há receptores que produzem abertura de canais de cloreto Cl¬- e tornam a célula ainda mais positiva, exercendo uma ação inibitória sobre a célula pós-sináptica.
A abertura de canais de cloreto Na+ e K+ tornam a célula mais negativa, exercendo uma ação inibitória sobre a célula pós-sináptica.
Nos neurônios, ocorre uma inversão de polaridade elétrica da célula (despolarização), tornando o meio intracelular provisoriamente negativo em relação ao extracelular.
Após a despolarização, o meio intracelular torna-se provisoriamente positivo em relação ao extracelular. Em seguida, ocorrem a repolarização com redistribuição dos íons entre os dois lados da membrana e o retorno ao estado de ação.
Código da questão: 64579