Para onde vão cédulas de dinheiro fora de circulação?Quem nunca pegou uma cédula manchada, cortada ou até rasgada? Uma vez que este dinheiro chegue ao BC (Banco Central), as mesmas devem ir para o “lixo”. Atualmente, 92% do total de cédulas inadequadas à circulação são recicladas, segundo o BC. A matériaprima das fibras do papel-moeda serve como insumo energético em fornos para a fabricação de cimento, por meio de coprocessamento.Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/04/03 - (adaptado)Inter-relacionando os conhecimentos prévios acerca de ecologia básica com o trecho jornalístico, afirma-se corretamente que
a) a utilização do supracitado substrato como insumo para a produção do mencionado produto manufaturado não pode ser considerada como um mecanismo de reciclagem.
b) apesar da estratégia de reciclagem do produto em destaque, o processo usado para a produção de energia é inadequado, pois o mesmo interfere negativamente na reutilização do recurso renovável usado.
c) a matéria prima a ser incinerada citada na reportagem é a celulose, um polissacarídeo abundante nos vegetais formado por milhares de unidades de D-glucose ligadas β (1→4).
d) o papel estampado com valor representativo a ser tirado de circulação, de acordo com o texto, tem como ingrediente principal um polímero formado por milhares de unidades de D-celulose ligadas β (1→4).
e) a energia usada na indústria a partir da técnica citada é uma valiosa medida de se reutilizar os recursos renováveis, ponto discutido na agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.