Os carboidratos, também conhecidos como açúcares, são compostos orgânicos que desempenham um papel essencial na química dos seres vivos. Sua estrutura química é baseada em cadeias de carbono, hidrogênio e oxigênio. Essas cadeias podem variar em tamanho, formato e complexidade, resultando em uma diversidade de carboidratos. Os carboidratos mais simples são os monossacarídeos, como a glicose e a frutose, que possuem uma única unidade de açúcar. Por outro lado, os polissacarídeos são cadeias longas compostas de várias unidades de monossacarídeos interligadas. A estrutura química dos carboidratos permite que eles sejam fontes de energia, elementos estruturais e desempenhem funções de reconhecimento celular.
Fonte: adaptado de: NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.Também chamado de “hidrato de carbono”, seu nome está relacionado à fórmula empírica Cn(H2O)n, onde para cada carbono temos uma molécula de água. Com base na estrutura química dos carboidratos, analise as afirmações considerando V para verdadeiro e F para falso:
( ) O número de isômeros é determinado por 2n, onde n é o número de carbonos totais na molécula.
( ) Os açúcares epímeros são açúcares em que a posição de uma hidroxila é invertida em relação ao açúcar original.
( ) A celulose é um dissacarídeo formado por duas unidades de glicose que pode ser quebrado por enzimas específicas dos ruminantes.
( ) A forma cíclica do monossacarídeo é formada a partir de uma reação de condensação entre o hemiacetal e o álcool do mesmo composto, liberando H2O.
Assinale a afirmativa que contempla corretamente a sequência:
A) F, V, F, F.
B) V, F, F, V.
C) F, V, V, F.
D) V, V, F, F.