A glicólise é a primeira etapa da oxidação completa da glicose, sendo as duas outras etapas, a oxidação do piruvato e o ciclo do ácido cítrico (ou ciclo de Krebs). No final da oxidação, a glicose é convertida em gás carbônico, com produção de energia. A glicólise ocorre no citosol, enquanto as outras etapas da oxidação da glicose ocorrem nas mitocôndrias. A produção de energia pode ser direta, com a transferência do fosfato para o ADP para formar ATP, e indireta, via transferência de elétrons para os carreadores que transportam esses elétrons para a cadeia respiratória na mitocôndria.
Em relação às etapas da glicólise e da oxidação do piruvato, assinale a alternativa correta.
Na mitocôndria, o piruvato é convertido em lactato, com perda de um carbono na forma de gás carbônico. A reação é catalisada pela enzima lactato desidrogenase.
B
Na glicólise e na oxidação do piruvato, os elétrons gerados nas reações de oxidação são transferidos para NAD ou FAD, o carreador de elétrons que estiver disponivel.
A glicólise possui duas fases, a preparatória e a de pagamento. Na primeira, ocorre a formação de ATPs e transferência de elétrons para formar NADH, enquanto na segunda, há gasto de energia.
A fosforilação da glicose, com fosfato doado pelo ATP para formar glicose-6-fosfato, retém a glicose dentro da célula, porém inibe a glicólise e as demais vias metabólicas.
E
Na mitocôndria, o piruvato, em uma reação oxidativa catalisada pelo Complexo da piruvato desidrogenase, é convertido em acetil-CoA, com formação de gás carbônico e de NADH.