Apesar do N2 (gás nitrogênio) ser muito abundante na atmosfera, ele é relativamente escasso na crosta terrestre: nesta, seu teor é da ordem de 19 ppm (isto é, 19 g em cada tonelada), teor igual ao do gálio, 33° em ordem de abundância, e semelhante ao do nióbio (20 ppm) e do lítio (18 ppm). Grandes quantidades de nitrogênio são consumidas nos diversos processos de fixação do nitrogênio atmosférico, como 0 realizado por microrganismos, tornando o nitrogênio disponível às plantas. Com frequência, o N2 é empregado nos processos químicos quando se deseja uma atmosfera inerte. Nitrogênio líquido é usado como refrigerante, tanto para o congelamento de produtos alimentícios como para o transporte de alimentos. O nitrogênio já foi bastante utilizado para encher os bulbos das lâmpadas de filamento e assim reduzir o processo de vaporização deste; hoje em dia, porém, ele tem sido substituído em grande parte por argônio, que é mais inerte. Um dos seus compostos mais importantes é o gás amônia, NH3.
Fonte: adaptado de: PEIXOTO, E. M. A. Nitrogênio. Química Nova na Escola (QNEsc), 2023. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc06/elemento.pdf.
Acesso em: 9 ago. 2023.
Sendo o nitrogênio um dos quatro elementos mais abundantes nos organismos vivos, sobre esse elemento, assinale a alternativa correta::
A) O nitrogênio é um componente essencial dos ácidos nucleicos, como o DNA e o RNA.
B) O nitrogênio é primariamente utilizado pelos organismos na forma de óxido nítrico (NO).
C) A função exclusiva do nitrogênio nos organismos é fornecer rigidez e estrutura às células.
D) As bactérias oxidantes de nitrogênio fazem parte dos organismost organismos fototróficos.