As lipoproteínas são complexos formados por vários tipos de lipídeos, os triacilgliceróis, os fosfolipídeos e os ésteres de colesterol, e por proteínas específicas, denominadas de apolipoproteínas ou apoproteínas. As apolipoproteínas têm funções de reconhecimento de receptores celulares e de participação no metabolismo das lipoproteínas. Temos cinco classes de lipoproteínas plasmáticas: quilomícron, VLDL (lipoproteína de muito baixa densidade), IDL (lipoproteína de densidade intermediária), LDL (lipoproteína de baixa densidade) e HDL (lipoproteína de alta densidade). O tamanho e a densidade das lipoproteínas plasmáticas dependem das composições lipídicas e proteicas.
Baseado nas informações contidas no texto e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
VLDL é a lipoproteina formada nos enterócitos do duodeno, composta principalmente por triacilgliceróis, responsável pelo transporte dos lipídeos obtidos da alimentação na corrente sanguinea.
IDL é a lipoproteína, sintetizada no figado e intestino, responsável em remover o excesso de colesterol dos tecidos e de outras lipoproteínas para o fígado.
С.
Quilomicron é a lipoproteina sintetizada no figado, composta principalmente por triacilglicerois, responsável em remover os lipídeos do fígado para os outros tecidos.
D
LDL é a lipoproteina, composta principalmente por colesterol, responsavel em fornecer colesterol para as células, especialmente as hepáticas e as produtoras de hormônios esteroides.
HDL é a lipoproteína, derivada do remanescente da VLDL, que acaba sendo removida da circulação sanguínea pelo fígado, onde será degradada e seus componentes reaproveitados