Como o carbono é tetravalente, ele realiza quatro ligações, que podem ser simples, duplas ou triplas. Essas ligações químicas podem se estabelecer entre átomos de carbono ou entre o carbono e outros átomos, como o hidrogênio, o oxigênio, o nitrogênio e o enxofre. Assim, o carbono origina os mais diversos compostos orgânicos, que atualmente totalizam mais de 19 milhões. Para facilitar o estudo de tantos compostos do carbono, eles foram divididos em grupos funcionais ou funções orgânicas. Cada um desses grupos é formado por uma série de compostos que possuem comportamento químico semelhante. Esse comportamento é resultado de agrupamentos de átomos que se repetem na estrutura de todos os compostos de um mesmo grupo funcional.
Fonte: adaptado de: FOGAÇA, J. R. V. Grupos Funcionais. Manual da Química, 2023. Disponível https://www.manualdaquimica.com/quimica- em: organica/grupos-funcionais.htm. Acesso em: 9 ago. 2023.
O carbono serve como esqueleto para praticamente todas as moléculas biológicas importantes. Com relação ao exposto, assinale a alternativa correta:
A) As ligações triplas entre átomos de carbono são comuns em biomoléculas.
B) As aminas são moléculas oxigenadas.
C) A cetona é um grupo funcional que consiste em um átomo de carbono ligado a dois átomos de oxigênio.