"A necessidade de compreender o mecanismo da fratura, para que se possa prever falhas e evitar acidentes, é a motivação do campo da ciência dos materiais, denominado mecânica da fratura, que é o campo que trata do comportamento dos materiais que contêm trincas, pequenos poros ou microtrincas. Apesar dessas imperfeições estarem presentes nos materiais utilizados em engenharia, isso não impede a utilização desses materiais. Vale salientar que as imperfeições mencionadas não se referem aos defeitos dos materiais, como lacunas, discordâncias etc".
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir sobre fratura de materiais:.
I. Na fratura ocorre a separação de um material em partes devido a uma tensão contínua, intensidade constante que varia lentamente durante o tempo, e ainda pode ser resultado da fadiga ou fluência do material.
II. Na fratura frágil, geralmente ocorre um empescoçamento antes da ruptura. Inicialmente, formam-se cavidades que se expandem e se conectam, criando uma trinca elíptica que cresce até a fratura.
III. A fratura dúctil ocorre com pouca ou nenhuma deformação plástica, caracterizada pela rápida propagação de uma trinca e seu aumento é praticamente perpendicular à tensão aplicada, resultando em uma superfície de fratura relativamente plana e sem empescoçamento.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.