Questão 1
Sobre a estrutura do glomérulo renal e da membrana de filtração glomerular, composta pelo endotélio dos capilares glomerulares, a lâmina basal e o epitélio da cápsula de Bowman, é correto afirmar.
As células pavimentosas da lâmina interna da cápsula de Bowman, possuem prolongamentos denominados de podócitos, os quais facilitam a filtração da maioria das proteínas plasmática.
A membrana basal dos capilares glomerulares é espessa e apresenta permeabilidade seletiva aos componentes sanguíneo, impedindo a filtração da maioria das proteínas plasmáticas.
O endotélio do capilar glomerular, a lâmina basal e o epitélio da cápsula de Bowman formam uma barreira de filtração de três camadas, que permitem a filtração livre das proteínas plasmáticas.
A membrana basal dos capilares glomerulares é delgada ou fina e cheias de. poros permitindo apenas permeabilidade seletiva ou parcial dos componentes sanguíneos
As células endoteliais dos capilares glomerulares não apresentam perfurações, o que faz dessa camada celular ser totalmente impermeável aos componentes sanguíneos.
Questão 2
O rim é responsável pela depuração ou limpeza do sangue de escórias do metabolismo. Com base nos processos funcionais do rim, marque a alternativa correta.
A secreção renal é o processo através do qual o plasma e vários dos componentes sanguíneos presentes nos capilares glomerulares atravessam suas paredes em direção à cápsula de Bowman e, daí, para a luz tubular.
A reabsorção tubular é o processo através do qual substâncias presentes nos capilares peritubulares atravessam suas paredes em direção à luz tubular para serem excretados na urina.
A reabsorção tubular é o processo em que várias substâncias filtradas são transportadas da luz tubular para o interstício renal e, então, para os capilares peritubulares ou retos.
A filtração glomerular consiste do processo através do qual substâncias presentes nos capilares peritubulares atravessam suas paredes em direção à luz tubular para serem excretados na urina.
A secreção renal é o processo através do qual a maioria dos componentes sanguíneos atravessam a parede dos capilares glomerulares em direção à cápsula de Bowman e, daí, para a luz tubular.