A promoção da saúde, entendida como estratégia de produção social de saúde, deve articular e permear políticas públicas que influenciem o futuro da qualidade de vida urbana. Esse desafio envolve arranjos intersetoriais na gestão pública, empoderamento da população, desenvolvimento de competências e habilidades, capacitação, acesso à informação, estímulo à cidadania ativa, entre outros, para que a população reconheça os problemas e possa advogar por políticas públicas saudáveis.
MORETTI, A. C. et al. Práticas corporais/Atividade física e Políticas Públicas de Promoção da Saúde. Saúde e Sociedade, v. 18, p. 346-354, 2009 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A inserção de um programa de práticas corporais, integrado a uma política pública de promoção de saúde e direcionada à população, deve estar fundamentada em um processo educativo que vá além da aquisição de determinantes relacionados à aptidão física.
PORQUE
II. O enfrentamento das dificuldades diárias de forma coletiva, a partir da criação de espaços de diálogos em programa de práticas corporais, é essencial para o fortalecimento da identidade pessoal, da solidariedade e da compreensão da vida e da saúde.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.