A ginástica rítmica, também conhecida como GRD ou ginástica rítmica desportiva (nomenclatura antiga), é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. Praticada apenas por mulheres em nível de competição, tem ainda uma prática masculina surgida no Japão.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica_r%C3%ADtmica Acesso: 21 dez. 2017
Um dos motivos pelo qual a modalidade olímpica é exclusivamente feminina, é por conta da exigência que se tem com o alongamento das atletas para realização de movimentos obrigatórios como por exemplo o descrito na figura a seguir:
Figura 1
Imagem:http://desciclopedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica_r%C3%ADtmica (Acesso em 19-12-2017)
A postura adotada pela atleta da figura é composta pela combinação dos seguintes movimentos do corpo:
Selecione uma alternativa:
a)
Hiper-extensão do quadril esquerdo, flexão completa do quadril direito, extensão completa de toda a coluna vertebral, principalmente lombar e cervical, além de flexão completa dos dois ombros.
b)
Hiper-extensão do quadril direito, flexão completa do quadril esquerdo, extensão completa de toda a coluna vertebral, principalmente lombar e cervical, além de flexão completa dos dois ombros.
c)
Abdução completa dos quadris direito e esquerdo, extensão completa de toda a coluna vertebral, principalmente lombar e cervical, além de extensão completa dos dois ombros.
d)
Hiper-extensão do quadril esquerdo, associada á extensão de joelho e dorsiflexão de tornozelo. Flexão completa do quadril direito e extensão completa de toda a coluna vertebral, principalmente lombar e cervical.
e)
Hiper-extensão do quadril esquerdo, associada á extensão de joelho e plantiflexão de tornozelo. Flexão completa de toda a coluna vertebral, principalmente lombar e cervical.