Os pilares são elementos estruturais lineares de eixo reto. São geralmente dispostos na posição vertical, sendo as forças normais de compressão e os esforços internos solicitantes considerados preponderantes. Além da carga recebida pelos pilares, existem outros fatores a serem considerados na análise estrutural. Podemos citar como fatores de análise:
A - Os Efeitos de Segunda Ordem e as dimensões do pilar (recomenda-se que a seção do pilar não apresente dimensão menor que 13 cm).
B - Os Efeitos de Segunda Ordem e as dimensões transversais do pilar (recomenda-se que a seção média do pilar não apresente dimensão menor que 20 cm).
C - Os Efeitos de Primeira Ordem e as dimensões máximas do pilar (recomenda-se que a seção do pilar não apresente dimensão maior que 19 cm).
D - Os efeitos de carga e as dimensões médias do pilar (recomenda-se que a área da seção do pilar não seja maior que 1,20 m^2).
E- Os Efeitos de Segunda Ordem e as dimensões mínimas do pilar (recomenda-se que a seção do pilar não apresente dimensão menor que 19cm).