Por que o boto cor-de-rosa é rosa?
Todo boto nasce cinza, a sociedade o corrompe. Sério mesmo.
O boto cor-de-rosa vem ao mundo com a mesma cor de chumbo dos golfinhos de água salgada que conhecemos. Com o passar da idade, esses cetáceos amazônicos perdem pigmentação e vão ganhando uma cor esbranquiçada. Os biólogos ainda não sabem a razão disso. Talvez seja uma adaptação por seleção natural que auxilia na sobrevivência de alguma forma, talvez não. Já a cor rosa vem de outro lugar: cicatrizes. Botos machos brigam entre si com frequência, e o tecido cicatrizado é mais rosinha que a pele em volta. É por isso que botos mais velhos ficam com a cor cada vez mais viva. (Adaptado de Bruno Vaiano, Super Interessante, 18 nov, 2021. Disponível em https://super.abril.com.br/coluna/oraculo/por-que-o-boto-cor-de-rosa-e-rosa/)
Assinale a alternativa correta:
O que torna possível a compreensão do texto é o conhecimento profundo a respeito do boto cor-de-rosa, por isso poucos o compreendem.
O conhecimento que torna possível a compreensão do texto é o conhecimento linguístico. Por isso, todos os falantes de língua portuguesa compreendem a mesma coisa ao ler esse texto.
O texto é de fácil compreensão, pois não acrescenta informações novas sobre o boto. Todos já sabem que ele é cor-de-rosa.
O boto é um animal presente no conhecimento da maioria dos brasileiros, isto é, faz parte do conhecimento enciclopédico do leitor, e isso possibilita a compreensão do texto sem necessidade de explicações detalhadas sobre este animal.
O texto é de difícil compreensão, pois fala do boto sem explicar o significado desta palavra. Todo o texto precisa primeiro detalhar os termos, para então falar sobre os mesmos.