período da pré-história, composto por Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais, constitui os primórdios da civilização. Iniciando com os homens das cavernas, com técnicas bastante rudimentares e pouco conhecimento, ao passar dos anos os povos primitivos foram criando instrumentos que facilitassem sua sobrevivência. Com as mudanças climáticas, que criaram um ambiente ainda mais favorável, passaram a se desenvolver e se fixar em porções do território, cultuando a agricultura. Foram essas as referências iniciais que deram suporte aos anos posteriores e à necessidade de as civilizações serem cada vez mais organizadas."
Scopel Vanessa, G. et al. Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo I. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2018.
A partir do texto acima, inserido em capítulo da obra indicada de leitura obrigatória nesta UCD verifique, inicialmente, a pertinência das proposições abaixo:
- Somente depois da Idade dos Metais, com o advento do uso essencial do ferro, é que o ser humano transita da vida nômade, em pequenos grupos abrigados em cavernas, para a sedentarização, estabelecendo-se em aglomerados de cabanas construídas de forma ainda muito primitiva.
Il. Ao final do período Neolítico (também chamado período da pedra polida), com o desenvolvimento de novas ferramentas para o trabalho agrícola, a caça e a pesca, o homem desenvolve também novas concepções e habilidades que têm grande impacto sobre o modo de construir o seu habitat: surgem as primeiras casas construídas com madeira, barro, pedra e fibras vegetais.
III. As mais antigas formas de moradia assim que o ser humano abandona as cavernas, ainda no período Neolítico, serviam-se de grandes blocos de pedra talhada, com os quais se erguiam verdadeiras fortalezas tão seguras quanto as próprias cavernas.
IV. A sedentarização e o desenvolvimento da agricultura, com o consequente aumento da produção de alimentos e o crescimento da população, impacta no surgimento das primeiras cidades e no advento de formas de organização social mais complexas assim como de novas formas de exercício e representação do poder.
É correto o que se afirma em: