O Diagnóstico Psicopedagógico é um processo de investigação, coleta e análise de informações relevantes acerca dos diversos fatores que intervêm no processo educativo dos estudantes.
Para a realização do Diagnóstico, o psicopedagogo deve investigar a partir dos instrumentos próprios da psicopedagogia:
A história de vida do estudante, a dinâmica familiar, a escola e seus procedimentos didático-pedagógicos, as oportunidades de estimulação vivenciadas, possíveis transtornos ou causas intrínsecas, o seu vínculo com a aprendizagem.
As categorias de transtornos do neurodesenvolvimento, como hipótese primeira dos problemas de aprendizagem, pois sem tal conhecimento é impossível chegar a um diagnóstico real do que se passa com o estudante.
A psicologia do desenvolvimento humano, as diferentes concepções de ensino e aprendizagem, a zona de desenvolvimento proximal, segundo Vygotsky, entre outras abordagens da psicologia aplicada à educação.
As dificuldades apresentadas a partir dos objetivos previstos para o ano escolar que o investigado estuda e a metodologia adotada pela sua escola para orientar essa instituição a realizar um trabalho adequado.
A história das aprendizagens dos familiares mais próximos, bem como os distúrbios psiconeurológicos de cada um, numa investigação mais abrangente possível.