Um paciente de 32 anos, do sexo masculino, procura atendimento médico com queixa de diarreia sanguinolenta há 4 semanas, associada a urgência evacuatória, tenesmo, muco nas fezes, dor abdominal em cólica e perda de peso de 5 kg no mesmo período, e presença de inflamação delimitada à mucosa do cólon verificada em exame de imagem. Relata também fadiga e sudorese noturna. Ao exame físico, apresenta abdome distendido, doloroso à palpação, sem sinais de infecção. Nega febre, náuseas ou vômitos. O histórico familiar revela que seu irmão mais velho possui diagnóstico de doença inflamatória.
Elaborada pelo professor, 2024.
Com base no quadro clínico apresentado, considere as asserções abaixo e assinale a alternativa correta sobre o diagnóstico e a terapia nutricional para este paciente:
I. O diagnóstico mais provável é Retocolite Ulcerativa (RCU) em fase ativa.
II. O objetivo do tratamento nutricional na RCU é recuperar e/ou manter o estado nutricional, fornecer o aporte adequado de nutrientes e contribuir para a remissão da doença.
III.A terapia nutricional enteral é primeira escolha nas doenças inflamatórias intestinais, pois a via oral é contraindicada em pacientes com diarreia.
IV.O consumo de trigo pode causar sensibilidade em alguns pacientes com RCU, o glúten, proteína presente no trigo, pode ser um fator agravante para os sintomas da doença.
V. Devido o baixo peso ser prevalente em pacientes com doença inflamatória intestinal, é importante ofertar uma dieta com alto valor energético priorizando gorduras totais.