Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

Ana

Direito Civil - Responsabilidade Civil06/06/2024

Em regra não se aplica ao direito o provérbio “quem cala con...

Em regra não se aplica ao direito o provérbio “quem cala consente”. Normalmente, o silêncio nada significa, por constituir total ausência de manifestação de vontade e, como tal, não produzir efeitos. Todavia, excepcionalmente, em determinadas circunstâncias, pode ter um significado relevante e produzir efeitos jurídicos.

Fonte: GONÇALVES, C. R. Direito civil brasileiro. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2022. E-book.

Texto II

Sandra realizou a doação de um carro para sua irmã, Andreia. Não houve ônus, encargos, condição ou motivação, portanto, uma doação pura. Sandra fixou então o prazo de 30 dias para que Andreia declarasse se aceitava ou não a doação e informou a irmã.

Fonte: Saraiva Educação.

A partir das informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. Se após os 30 (trinta) dias Andreia não se manifestar sobre a doação, entender-se-á que ela negou, pois seu silêncio não pode ser interpretado como aceite.

II. Se dentro do prazo, Andreia não declarar sua vontade, entender-se-á que ela aceitou, pois o caso em tela configura como exceção à regra.

III. Se dentro do prazo, Andreia não declarar sua vontade, entender-se-á que ela aceitou, pois trata-se de contrato de doação, que dispensa a necessidade de anuência do donatário.

IV. Se transcorrido o prazo, Andreia não declarar sua vontade, entender-se-á que ela aceitou, pois trata-se da hipótese em que o silêncio pode ser interpretado como manifestação tácita de vontade.

Considerando o contexto apresentado, é CORRETO o que se afirma em:

Escolha uma: a. I, II e III, apenas.

b. I, II e IV, apenas.

c. I e III, apenas.

d. I, II, III e IV.

e. II e IV, apenas.

Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee