Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

Benjamin

Direito das Coisas07/09/2024

Segundo Norberto Bobbio: “O que antinomia e injustiça têm em...

Segundo Norberto Bobbio: “O que antinomia e injustiça têm em comum é que ambas dão lugar a uma situação que pede uma correção: mas a razão pela se corrige a antinomia é diferente daquela pela qual se corrige a injustiça. A antinomia produz incerteza, a injustiça produz desigualdade, e portanto a correção obedece nos dois casos a diferentes valores, lá ao valor da ordem, aqui ao da igualdade. (...) Devido à tendência de cada ordenamento jurídico se constituir em sistema, a presença de antinomias em sentido próprio é um defeito que o intérprete tente a eliminar”.

BOBBIO, Norberto. Teoria do ordenamento jurídico. Trad. Maria Celeste Cordeiro Leite dos Santos. 10ª ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999, pp. 90-91.

Considerando o teor do enunciado acima, em especial, a questão das antinomias jurídicas que podem se traduzir como conflito aparente de normas, aponte a assertiva correta quanto ao(s) critério(s) de resolução dos possíveis conflitos entre as normas jurídicas: O critério cronológico, o critério hierárquico e o critério da especialidade complementam-se na resolução das antinomias jurídicas.

O critério cronológico e o critério hierárquico se impõem e descartam o da especialidade na resolução das antinomias jurídicas.

O critério da especialidade se impõe como regra nos casos de conflito temporal entre normas de mesma hierarquia.

O critério da especialidade se impõe como regra nos casos de conflito hierárquico de normas jurídicas.

O critério cronológico se impõe como regra absoluta para resolução das antinomias jurídicas

Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee