Questão 2
A herança defere-se como um todo unitário, ainda que vários sejam os herdeiros. Nesse sentido, até a partilha, o direito dos co-herdeiros, quanto à propriedade e posse da herança. será indivisível, e regular-se-á pelas normas relativas ao condomínio. No prazo de trinta dias, a contar da abertura da sucessão, instaurar-se-á inventário do patrimônio hereditário. perante o juízo competente no lugar da sucessão, para fins de liquidação e, quando for o caso, de partilha da herança. (VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito Civil: Direito das Sucessões. 4. ed. São Paulo: Ed. Atlas S.A, 2004).
Considerando a temática do inventário e da partilha, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
() Inventário é o procedimento necessário para se realizar a partilha, que pode ser feito extrajudicialmente ou judicialmente.
O denominado inventário negativo é aquele em que não existe bem a partilhar. objetivando-se a declaração, exatamente, de que não há bens a partilhar. )Até o compromisso do inventariante, a administração da herança caberá,
sucessivamente, ao cônjuge ou companheiro, se com o outro convivia ao tempo da abertura da sucessão ou ao herdeiro.
()Ao inventariante cabe representar o espólio ativamente, em juízo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A- V-V-F-V.
B - F-V-F-V
C - F-V-F-F
D - V-F-F-V
E - V-V-F-F