O Ibama liberou a caça aos javalis (Sus scrofa). A medida, publicada no Diário Oficial da União no dia 01 de fevereiro de 2013, autoriza a captura e abate do animal. Uma tentativa de controlar a espécie, que não tem predador natural no país. A ausência de predador e, portanto, de controle populacional fez o javali se transformar em uma praga que ameaça plantações e espécies nativas, como ovos de tartarugas e jacarés, parte do cardápio do animal (...) Existem dezenas de documentos técnicos que apontam a extraordinária capacidade do javali de exterminar essas e muitas outras espécies competidoras, de interferir em processos da sucessão de regeneração de matas, de causar danos a diversos tipos de cultivos, de depredar ninhos e destruir tocas, de contaminar nascentes difusas em áreas de várzeas, etc.”
(BRAGANÇA, Daniele. 2013. Autorizada a caça de javali em todo o território brasileiro. O Eco. Disponível em: <www.oeco.org.br/noticias/26890-autorizada-a-caca-de-javali-europeu-em-territorio-brasileiro/>.
Fonte: snowmanradio, Wild Boar Sow, 2012. Licenciado sob CC BY-SA 2.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sus_scrofa_-Whipsnade_Zoo,_Bedfordshire,_England_-adult_female-8a.jpg. Acesso em jul. 2017.
Do que se trata a notícia exibida acima pelo portal O Eco? Indique a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Controle sanitário de atividade pecuária.
b. Programa de mitigação para a introdução de uma espécie exótica invasora.
c. Programa de abate autorizado para o controle de espécie nativa impactante.
d. Defaunação.
e. Liberação pontual para a caça de animal silvestre brasileiro.