Uma das críticas possíveis ao processo de globalização, que incide diretamente na possibilidade de efetividade dos direitos que compõem a cidadania nas democracias liberais, é a não observância das características locais, como a cultura, a história, a organização social e até o clima, na definição das práticas econômicas que tenham por modelo casos de sucesso em nações com altos índices de desenvolvimento industrial.
Considerando essas informações sobre as críticas à globalização, analise as afirmativas a seguir.
I. A globalização tem um movimento identificado dos países protagonistas, que atingiram o maior desenvolvimento industrial, sobre os países em desenvolvimento, o que leva à importação de modelos já desenvolvidos.
II. Ao conectar diferentes culturas, a globalização permite que se reconheça o valor da pluralidade cultural, social e política, fazendo emergir novos modelos de organização produtiva.
III. A ideia de economia globalizada remonta à necessidade capitalista de expansão do mercado consumidor, para o manejo da progressão produtiva e de acumulação do sistema.
IV. A globalização tem como desafio a dificuldade em extrapolar fronteiras, dada a inflexibilidade do nacionalismo emergente com os estados liberais no século XIX.
Está correto o que se afirma em:
A.
I e II.
B.
II e III.
C.
I e III.
D.
II e IV.
E.
I e IV.