Download the Guru IA app
Android and iOS

Hector
1) Na esfera social, as identidades são muitas vezes moldada...
- Na esfera social, as identidades são muitas vezes moldadas pelas interações interpessoais, relações familiares, educação e experiências de vida. As expectativas sociais e as normas vigentes desempenham um papel significativo na formação da identidade de um indivíduo, muitas vezes influenciando comportamentos e escolhas.
Analise as afirmativas, atribuindo V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Não existe uma identidade exclusiva e única.
( ) O modo como a surdez é concebida socialmente influencia a construção da identidade.
( ) A identidade surda é atribuída ao surdo que se envolve com a política surda.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
Alternativas:
a) V – V – V
b) V – V – F
c) F – V – V
d) V – F - V
e) F – V - V
- A concepção socioantropológica da surdez é uma abordagem que busca compreender essa condição a partir de uma perspectiva sociocultural. Os defensores dessa concepção afirmam que a comunidade surda possui sua própria língua, cultura e identidade. Profissionais que adotam essa perspectiva, como antropólogos, educadores e ativistas, trabalham para sensibilizar a sociedade sobre a importância de reconhecer e respeitar a diversidade surda. É importante destacar que essa concepção não exclui a importância de outros enfoques, como a abordagem clínico-patológica, que enfatiza aspectos diagnósticos e terapêuticos.
De acordo com a concepção socioantropológica, como é encarada a surdez?
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) Como uma deficiência a ser corrigida.
b) Como uma diferença cultural a ser valorizada.
c) Como uma condição médica a ser tratada.
d) Como um desvio da norma auditiva a ser evitado.
e) Como uma condição temporária a ser superada.
- Durante a Idade Média, a Igreja Católica proibiu o casamento dos surdos e questionou a existência de suas almas imortais, baseando-se nos sacramentos não praticados por eles. O pesquisador Carvalho (2009) afirma que Santo Agostinho (354-430 d.C.), acreditava que aqueles que tinham filhos surdos estavam a pagar pelos seus pecados e que "os surdos podiam aprender e transmitir conhecimento através de gestos, que seriam equivalentes à fala para salvação da alma." (CARVALHO, 2009, p. 23).
Sobre a visão de Santo Agostinho em relação aos filhos surdos, é correto afirmar que:
Assinale a alternativa.
Alternativas:
a) Ele defendia a ideia de que os filhos surdos eram agraciados por Deus e, portanto, não tinham pecados a expiar.
b) Santo Agostinho acreditava que os filhos surdos eram incapazes de aprender e transmitir conhecimento, sendo considerados como almas sem salvação.
c) O pensamento de Santo Agostinho sobre os filhos surdos não é mencionado no texto.
d) Ele propunha que os filhos surdos deveriam ser educados de maneira assistencialista, com foco na proteção e cuidado.
e) Santo Agostinho advogava pela inclusão plena dos filhos surdos na sociedade, promovendo sua autonomia e direitos.
- Alguns indivíduos possuem uma identidade distinta devido a uma característica que a diferencia da identidade surda tradicional. Essa distinção reside no fato de que a captação de mensagens por parte dessas pessoas não é exclusivamente baseada na experiência visual, que geralmente define a identidade surda. Dentre as características podemos observar que apresentam uma certa porcentagem de surdez, mas conduzem suas vidas predominantemente como ouvintes e enfrentam desafios na busca por sua identidade, uma vez que não se enquadram completamente na categoria de surdos nem na de ouvintes, resultando em uma situação intermediária.Parte superior do formulário
A qual identidade surda esta descrição se refere?
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) Identidade Surda Pura.
b) Identidade Surda de Transição.
c) Identidade Surda Flutuante.
d) Identidade Surda Incompleta.
e) Identidade Surda Política.
- O Congresso de grande importância para a comunidade surda e que é considerado um marco significativo na história da educação de surdos, onde foram elaboradas e votadas resoluções que delinearam diretrizes para a abordagem educacional global dessas pessoas, apresenta dentre as resoluções, destaca-se a preferência pelo uso da língua falada no ensino e formação de surdos, acompanhada da recomendação do método de articulação pura em detrimento do uso simultâneo de língua de sinais e palavra falada. Considere as seguintes afirmativas sobre as resoluções do Congresso mencionado no texto:
I. O Congresso recomendou o uso exclusivo da língua falada no ensino de surdos.
II. As resoluções incluíam a preferência pelo método de articulação pura em detrimento do uso simultâneo de língua de sinais e palavra falada.
III. Uma das resoluções incentivava a criação de livros especiais para o ensino de surdos pelos educadores oralistas.
IV. A idade de ingresso nas escolas, de acordo com as resoluções, era estabelecida a partir dos 8 anos.
A proibição da língua de sinais nas escolas teve um impacto positivo na permanência das pessoas surdas no contexto educacional.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) Apenas I, II e III são verdadeiras.
b) Apenas I e IV são verdadeiras.
c) Apenas III e V são verdadeiras.
d) Apenas II, IV e V são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são falsas.
- Na esfera social, as identidades são muitas vezes moldadas pelas interações interpessoais, relações familiares, educação e experiências de vida. As expectativas sociais e as normas vigentes desempenham um papel significativo na formação da identidade de um indivíduo, muitas vezes influenciando comportamentos e escolhas. Analise as afirmativas, atribuindo V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Não existe uma identidade exclusiva e única. ( ) O modo como a surdez é concebida socialmente influencia a construção da identidade. ( ) A identidade surda é atribuída ao surdo que se envolve com a política surda. Assinale a alternativa que contém a sequência correta. Alternativas:
a) V – V – V b) V – V – F c) F – V – V d) V – F - V e) F – V - V
- A concepção socioantropológica da surdez é uma abordagem que busca compreender essa condição a partir de uma perspectiva sociocultural. Os defensores dessa concepção afirmam que a comunidade surda possui sua própria língua, cultura e identidade. Profissionais que adotam essa perspectiva, como antropólogos, educadores e ativistas, trabalham para sensibilizar a sociedade sobre a importância de reconhecer e respeitar a diversidade surda. É importante destacar que essa concepção não exclui a importância de outros enfoques, como a abordagem clínico-patológica, que enfatiza aspectos diagnósticos e terapêuticos. De acordo com a concepção socioantropológica, como é encarada a surdez? Assinale a alternativa correta. Alternativas:
a) Como uma deficiência a ser corrigida. b) Como uma diferença cultural a ser valorizada. c) Como uma condição médica a ser tratada. d) Como um desvio da norma auditiva a ser evitado. e) Como uma condição temporária a ser superada.
- Durante a Idade Média, a Igreja Católica proibiu o casamento dos surdos e questionou a existência de suas almas imortais, baseando-se nos sacramentos não praticados por eles. O pesquisador Carvalho (2009) afirma que Santo Agostinho (354-430 d.C.), acreditava que aqueles que tinham filhos surdos estavam a pagar pelos seus pecados e que "os surdos podiam aprender e transmitir conhecimento através de gestos, que seriam equivalentes à fala para salvação da alma." (CARVALHO, 2009, p. 23). Sobre a visão de Santo Agostinho em relação aos filhos surdos, é correto afirmar que: Assinale a alternativa. Alternativas:
a) Ele defendia a ideia de que os filhos surdos eram agraciados por Deus e, portanto, não tinham pecados a expiar. b) Santo Agostinho acreditava que os filhos surdos eram incapazes de aprender e transmitir conhecimento, sendo considerados como almas sem salvação. c) O pensamento de Santo Agostinho sobre os filhos surdos não é mencionado no texto. d) Ele propunha que os filhos surdos deveriam ser educados de maneira assistencialista, com foco na proteção e cuidado. e) Santo Agostinho advogava pela inclusão plena dos filhos surdos na sociedade, promovendo sua autonomia e direitos.
- Alguns indivíduos possuem uma identidade distinta devido a uma característica que a diferencia da identidade surda tradicional. Essa distinção reside no fato de que a captação de mensagens por parte dessas pessoas não é exclusivamente baseada na experiência visual, que geralmente define a identidade surda. Dentre as características podemos observar que apresentam uma certa porcentagem de surdez, mas conduzem suas vidas predominantemente como ouvintes e enfrentam desafios na busca por sua identidade, uma vez que não se enquadram completamente na categoria de surdos nem na de ouvintes, resultando em uma situação intermediária.Parte superior do formulário A qual identidade surda esta descrição se refere? Assinale a alternativa correta. Alternativas:
a) Identidade Surda Pura. b) Identidade Surda de Transição. c) Identidade Surda Flutuante. d) Identidade Surda Incompleta. e) Identidade Surda Política.
- O Congresso de grande importância para a comunidade surda e que é considerado um marco significativo na história da educação de surdos, onde foram elaboradas e votadas resoluções que delinearam diretrizes para a abordagem educacional global dessas pessoas, apresenta dentre as resoluções, destaca-se a preferência pelo uso da língua falada no ensino e formação de surdos, acompanhada da recomendação do método de articulação pura em detrimento do uso simultâneo de língua de sinais e palavra falada. Considere as seguintes afirmativas sobre as resoluções do Congresso mencionado no texto:
I. O Congresso recomendou o uso exclusivo da língua falada no ensino de surdos. II. As resoluções incluíam a preferência pelo método de articulação pura em detrimento do uso simultâneo de língua de sinais e palavra falada. III. Uma das resoluções incentivava a criação de livros especiais para o ensino de surdos pelos educadores oralistas. IV. A idade de ingresso nas escolas, de acordo com as resoluções, era estabelecida a partir dos 8 anos.
A proibição da língua de sinais nas escolas teve um impacto positivo na permanência das pessoas surdas no contexto educacional. Assinale a alternativa correta. Alternativas:
a) Apenas I, II e III são verdadeiras. b) Apenas I e IV são verdadeiras. c) Apenas III e V são verdadeiras. d) Apenas II, IV e V são verdadeiras. e) Todas as afirmativas são falsas.