A bicamada lipídica forma a estrutura básica de todas as membranas celulares. Ela é facilmente observada por microscopia eletrônica e, além disso, sua estrutura é atribuível exclusivamente a propriedades especiais das moléculas lipídicas, as quais se reúnem espontaneamente em bicamadas, mesmo sob condições artificiais simples. As moléculas lipídicas constituem cerca de 50% da massa da maioria das membranas das células animais, e quase todo o restante são proteínas. Há aproximadamente 5 X 10^6 moléculas lipídicas em uma área de 1 µm x 1 µm de bicamada lipídica, ou cerca de 109 moléculas lipídicas na membrana plasmática de uma pequena célula animal. Todas as moléculas lipídicas da membrana plasmática são anfifílicas.
Diante disso, considere a imagem a seguir.
ALBERTS, Bruce et al. Biologia molecular da célula. Porto Alegre: Artmed Editora, 2010 (adaptado).
Considerando a composição das membranas em eucariontes, tendo em vista a imagem apresentada, avalie as afirmações a seguir.
I. A alta funcionalidade que as membranas possuem em células eucarióticas ocorre graças às características físico-químicas da composição dessas estruturas, que permitem alta fluidez e dinamismo entre os elementos do ambiente intracelular.
II. Em células eucarióticas, as membranas estão presentes em diversas estruturas, atuando na compartimentalização espacial dos conteúdos de cada organela, fator fundamental para a sobrevivência celular e formação de tecidos.
III. As moléculas lipídicas representam grande parte da composição das membranas celulares; sua diferenciação química possibilita um arranjo em forma de bicamadas com duas regiões distintas, uma hidrofílica e outra hidrofóbica.
É correto o que se afirma em
A)
I e II, apenas.
B)
I, apenas.
C)
III, apenas.
D)
II e III, apenas.
E)
I, II e III.