A Educação Física Cultural nasceu nos primeiros anos do século XXI, conectada com os desafios da contemporaneidade, trata-se de uma proposta pedagógica comprometida com a valorização e integração das diversas manifestações culturais e sociais presentes na sociedade. Também chamada de currículo cultural, culturalmente orientado ou pós-crítico tem na dignidade humana e na luta pelos direitos de todos, sua maior característica.
NEIRA, M. G. Currículo cultural da Educação Física: pressupostos, princípios e orientações didáticas. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.16, n.1, p. 4-28 jan./mar. 2018. (adaptado).
Com base em uma perspectiva pós-crítica acerca do ensino de Educação Física, a concepção de formação, deve estar orientada ao:
Alternativas
Alternativa 1:
Desenvolvimento mais holístico e amplo, voltado às habilidades sociais, emocionais e cognitivas dos indivíduos.
Alternativa 2:
Desenvolvimento integral, formando cidadãos conscientes e autônomos, buscando uma sociedade menos desigual.
Alternativa 3:
Desenvolvimento das destrezas motoras e habilidades técnicas de cada aluno, frente a diversidade cultural na qual ele se insere.
Alternativa 4:
Desenvolvimento de uma compreensão abrangente sobre a atividade física, buscando a adoção de um estilo de vida ativo, saudável e sem preconceitos.
Alternativa 5:
Desenvolvimento de um cidadão crítico da realidade que o cerca, ampliando seu campo existencial por meio das experiências de aprendizagem em seu mundo vivido.